Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Os produtores de leite do concelho de Mogadouro querem medidas de ajuda

Os produtores de leite do concelho de Mogadouro querem medidas de ajuda por parte da EDP para serem ressarcidos dos prejuízos que tiveram com a quebra do fornecimento de energia que se registou entre quarta e quinta-feira da semana passada, devido à neve e ao gelo.
O presidente da Associação de Produtores de Leite do Planalto Mirandês diz que cerca de 80 agricultores do concelho foram prejudicados, porque sem luz não foi possível fazer a ordenha dos animais, em muitos dos casos durante mais de 30 horas.
“O leite que já estava não se refrigerou ficando estragado. As vacas que tinham leite ficaram com problemas de saúde, fazendo com que se tenha que comprar medicamentos. Nalguns casos até a vida do animal está em causa. Trouxe problemas devido à qualidade de leite e à redução deste. Os animais como ficaram sem serem ordenhados, entraram na fase de secagem” contestou João Henriques, explicando que muitos animais ficaram por isso doentes e que houve leite que se estragou.
O representante de associação explica que a má qualidade do leite dá origem a penalização por parte da empresa que recolhe o produto.
“Está a verificar-se penalização referente à qualidade do leite que foi alterada devidos a este facto. O leite não está a atingir o limite de qualidade que era habitual. A «Agros», porque sou produtor da Agros penaliza-nos” contou João Henriques.
Através da cooperativa agrícola de Mogadouro, os produtores vão apresentar junto da EDP um pedido de apoio devido aos constrangimentos causados.
“A ver se a EDP tomava alguma responsabilidade nisto e miminizava os prezuízos”
O presidente da câmara de Mogadouro afirmou que o concelho foi o mais afectado por interrupções do fornecimento de energia, já que todo o concelho esteve sem luz. 16 torres de média tensão foram derrubadas e muitas centenas de metros de linhas eléctricas ficaram danificadas devido ao peso do gelo. Algumas aldeias ficaram mais de 30 horas sem energia eléctrica.

Escrito: Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário