Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Gastronomia e cultura transmontanas em destaque na Capital do Nordeste

O Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos tomam, a partir de hoje, Bragança de assalto, naquele que promete ser um evento singular por ambicionar misturar o melhor de dois mundos tão distintos, mas com tanto em comum.

De 1 a 3 de março, a genuína gastronomia nordestina e o melhor do património cultural transmontano, dão as mãos em Bragança para o criar de um evento ímpar que, pela primeira vez, irá reunir o Festival do Butelo e das Casulas e o Carnaval dos Caretos.

Na apresentação oficial à imprensa regional e nacional que decorreu a 18 de fevereiro, na Quinta da Trajinha, do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Bragança, o presidente da Câmara Municipal de Bragança foi perentório em afirmar que “esta junção de dois eventos tão emblemáticos do nosso concelho permitir-lhe-á alcançar uma maior dimensão, unindo logística e públicos com o melhor da gastronomia tradicional e da cultura local”.

Colocando em primazia um dos pratos mais tradicionais à base de enchidos do Nordeste Transmontano, o Butelo com Casulas, aliado à cultura popular caraterizada pelos caretos, Hernâni Dias pretende, assim, “conciliar duas vertentes numa só iniciativa, para tentar atrair mais visitantes dando o nosso contributo para a dinamização económica do concelho".

Com uma tenda na Praça Camões, o Festival do Butelo contará com 36 expositores que irão trazer ao comum dos mortais aquilo que de melhor se faz em Trás-os-Montes. "Haverá grande variedade de produtos, mas a nossa aposta vai para a qualidade dos mesmos", fez questão de frisar o edil brigantino, destacando, obviamente, os enchidos, mas, também, o azeite, o vinho, o queijo e os cogumelos, entre outros. De sublinha, ainda, no mesmo espaço, a presença de alguns dos mais célebres especialistas da cozinha da nossa praça como o recém-premiado com uma Estrela Michelin, o Chef Óscar Geadas, do Restaurante G,  Luís Portugal, um dos vencedores do Bib Gourmand, o jovem participante no MasterChef Junior Portugal que a todos encantou pela sua boa disposição, Pedro Jorge, e o Chef António, cuja presença já é habitual neste tipo de eventos, como sempre acompanhado pelos seus formados do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Gastronomia regional e património cultural de excelência conjugam-se, “em perfeita sintonia”, na Capital Nordestina

Quanto ao Carnaval, este ano, pela primeira vez, será levado a cabo o “Assalto ao fumeiro” por caretos. Uma encenação que irá procurar recriar uma antiga prática realizada nas aldeias, em que grupos de mascarados invadiam as casas com o intuito de provar os enchidos e de beber o vinho.

Já o desfile de sábado, pelas ruas do centro da cidade, será integrado por cerca de mil figurantes com vários grupos de aldeias vizinhas e crianças das escolas, bem como utentes das Instituições de Solidariedade Social, a associarem-se à festa mascarados de caretos. Considerado o ponto alto, ao final da tarde e como já é hábito será queimado o Diabo com cerca de 10 metros de altura na Praça Cavaleiro de Ferreira.

Desta forma, a autarquia propõe, não só a toda a comunidade brigantina como, também, aos milhares de visitantes esperados, quer nacionais, quer estrangeiros, um fim de semana único, de paladares intensos, repleto de cor, movimento e animação, num evento que pretende fundir o que de melhor se faz no fumeiro trasmontano com os verdadeiros protagonistas de uma das mais autênticas tradições de inverno, os Caretos.

De frisar que esta iniciativa é promovida pelo Município de Bragança, numa organização conjunta com a União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, a Confraria do Butelo e da Casula e a Academia Ibérica da Máscara, contando, ainda, com o apoio incondicional de 39 entidades oriundas de Portugal e Espanha, assumindo como, de resto, tem vindo a acontecer ao longo das últimas edições, um carácter, indubitavelmente, transfronteiriço.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário