sexta-feira, 24 de maio de 2019

Autarquia macedense desmente DGAL acerca do prazo relativos ao pagamento a fornecedores em dezembro de 2018

Os últimos dados publicados pela Direção Geral das Autarquias Locais relativos ao prazo médio de pagamento das autarquias aos respetivos fornecedores, sobre o último trimestre de 2018, dão conta que Macedo de Cavaleiros demorava uma média de 120 a fazer esses pagamentos, o que o coloca entre os piores municípios do distrito a cumprir com essas obrigações.
Números que o autarca macedense garante que não correspondem à realidade, adiantando que consta da ficha do município, enviada pela mesma entidade, que a 31 de dezembro de 2018 os pagamentos era efetuados a 75 dias e não a 120 como publicado pela DGAL:

“Na ficha do município que também é elaborada pela DGAL e consta da plataforma deles, temos acesso a todos dados, e, por isso, maior transparência não pode haver. Se formos confirmar os valores que estão nessa ficha, o prazo médio de pagamento é de 75 dias, e não de 120.

Houve um engano por parte da DGAL, já pedimos que fosse reposta a correção e penso que eles irão ter isso em linha de conta porque estamos a falar de dados que são fornecidos e são trabalhados pela própria DGAL. “

O autarca adiantou esta manhã que já receberam resposta por parte da DGAL que, segundo ele, admitiu o erro e garantiu que vai proceder à correção do valor. Já a CIR tentou contactar a mesma entidade, mas sem resposta até ao momento.
Por enquanto, estes são os últimos dados publicados relativos ao prazo médio de pagamento a fornecedores, mas Benjamim Rodrigues assegura que, neste momento, esses compromissos já estão a ser cumpridos a 60 dias, prazo que em breve espera que seja ainda mais reduzido:



“Posso dizer que este mês estamos a pagar faturas do mês de agosto e a baixar francamente o prazo médio de pagamento. O nosso objetivo é levá-lo ao mínimo que conseguirmos, e se possível começar até a pagar de imediato.”

O esclarecimento do edil de Macedo de Cavaleiros acerca do prazo médio de pagamento a fornecedores que a DGAL, baseada em dados enviados pelas autarquias, calcula trimestralmente e que em dezembro de 2018 davam conta que o executivo de Macedo demorava uma média de 120 dias a fazê-los, mais 45 do que o que consta da Ficha do Município à mesma data.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário