Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 5 de maio de 2019

Despedimo-nos na semana passada, como sempre: - até amanhã!

Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
... ando a ler o teu livro… está a meio… não terminaste, meu Pimentel Ainda falamos que em breve faríamos a apresentação deste livro em Vila Flor… disseste que sim… que farias a apresentação como fizeste a apresentação de todos os outros… e as palavras sabiam sempre a amizade… a emoção… ao esplendor de quem diz como se o dizer fosse vida… puro sentimento… lágrimas generosas… 
… porra, isto é lindo! E sorrias com aquele teu sorriso franco… aberto… incontido…
… está tudo bem?! Está tudo bem meu querido amigo!... Só que Vila Flor já te estranha… por isso levo-te comigo à beira do meu pequeno livro que tu leste tantas vezes… vendo para além do horizonte do meu dizer e vamos… ao abrigo da sombra da rainha das rosas ouvir o rei poeta versejando os encantos de Vila Flor, junto ao Arco de Dom Dinis. E na pureza do ouro feito azeite assistimos ao batizado da Póvoa de Além Sabor. E será Flor. E a água santa fará o milagre do melão no longo Vale da Vilariça. E o teu sorriso será de melancia madura. Nossa Senhora da Assunção. Estaremos perto do Céu…
… foi-se me embora o nosso Pimentel!.. perdi o chão… e dói-me a alma em cada recanto da cidade onde nos encontrávamos! 
… dolorosamente releio as palavras que generosamente me ofereceste: “Li hoje um poema a Bragança como quem lê um romance! Uma cegonha branca passou num voo sereno para os lados do Fervença e deixou cair o " Milagre" que logo agarrei e fez a minha tarde de hoje. Há sempre um final feliz para os Homens bons, Calado. E para ti, meu bom amigo está sempre tudo aqui tão perto!... BEM HAJAS!”
Até sempre meu Artur!…

Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

Sem comentários:

Enviar um comentário