Por: Fernando Calado
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")
... ando a ler o teu livro… está a meio… não terminaste, meu Pimentel Ainda falamos que em breve faríamos a apresentação deste livro em Vila Flor… disseste que sim… que farias a apresentação como fizeste a apresentação de todos os outros… e as palavras sabiam sempre a amizade… a emoção… ao esplendor de quem diz como se o dizer fosse vida… puro sentimento… lágrimas generosas…
… porra, isto é lindo! E sorrias com aquele teu sorriso franco… aberto… incontido…
… está tudo bem?! Está tudo bem meu querido amigo!... Só que Vila Flor já te estranha… por isso levo-te comigo à beira do meu pequeno livro que tu leste tantas vezes… vendo para além do horizonte do meu dizer e vamos… ao abrigo da sombra da rainha das rosas ouvir o rei poeta versejando os encantos de Vila Flor, junto ao Arco de Dom Dinis. E na pureza do ouro feito azeite assistimos ao batizado da Póvoa de Além Sabor. E será Flor. E a água santa fará o milagre do melão no longo Vale da Vilariça. E o teu sorriso será de melancia madura. Nossa Senhora da Assunção. Estaremos perto do Céu…
… foi-se me embora o nosso Pimentel!.. perdi o chão… e dói-me a alma em cada recanto da cidade onde nos encontrávamos!
… dolorosamente releio as palavras que generosamente me ofereceste: “Li hoje um poema a Bragança como quem lê um romance! Uma cegonha branca passou num voo sereno para os lados do Fervença e deixou cair o " Milagre" que logo agarrei e fez a minha tarde de hoje. Há sempre um final feliz para os Homens bons, Calado. E para ti, meu bom amigo está sempre tudo aqui tão perto!... BEM HAJAS!”
Até sempre meu Artur!…
Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança.
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário