Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Redução do tarifário dos transportes públicos nas Terras de Trás-os-Montes já entrou em vigor

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM_TTM) celebrou, no dia 30 de abril, os Acordos e Execução com as operadoras de transportes públicos, tendo em vista a implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) no território.
Este acordo permite a operacionalização deste plano nas Terras de Trás-os-Montes, definindo as regras de implementação, bem como comparticipação financeira a atribuir às operadoras de transportes públicos rodoviários. 

A redução tarifária nos transportes públicos nos nove concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes entrou, assim, em vigor. 

Desde o dia 1 de maio que os utilizadores dos transportes públicos no território usufruem de uma redução de 15% nas ligações municipais e intermunicipais. 

Este desconto tem efeitos no valor dos passes mensais e diários, dentro do território da CIM-TTM, e não se aplica aos transportes escolares e aos serviços expresso. O valor aplica-se até ao final do ano, podendo ser revisto, no próximo ano, em função da verba que vier a ser disponibilizada pelo Governo à CIM-TTM. 

O aumento da dotação atribuída à Comunidade Intermunicipal para este programa é, aliás, uma das grandes reivindicações da CIM-TTM. A verba de 175 mil euros atribuída a este setor é tida como manifestamente insuficiente face às necessidades do território, havendo a expectativa de que este valor possa vir a sofrer alterações permitindo ir mais longe na redução a aplicar. Esta revisão é entendida como uma forma de promoção da equidade, contribuindo para a coesão do todo nacional. 

Recorde-se que o PART é um programa de financiamento das autoridades de transporte metropolitanas e intermunicipais para o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e expansão da rede. Este programa visa também atrair passageiros para o transporte público, apoiando, para o efeito as Autoridades de Transporte com uma verba anual. 

As verbas atribuídas à CIM-TTM no âmbito deste programa são aplicadas não só no apoio à redução tarifária transversal a todos os utentes e em todas as carreiras (municipais e intermunicipais) no valor global de 105.572 €, mas também no aumento da oferta através do reforço do transporte regular em período de férias escolares. Para esta medida será alocado o montante de 70.382 EUR.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário