Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Descoberto campo de pedras fincadas no castro de São João das Arribas, Miranda do Douro

Foram descobertos novos vestígios elementos na quarta campanha de escavações no castro de São João das Arribas, em Miranda do Douro.
As escavações, segundo explicou a arqueóloga e coordenadora da escavação, Mónica Salgado, revelaram agora estruturas datáveis do período da idade do ferro, que faz recuar cerca de quinze séculos a presença observável de comunidades humanas no local.

“Estamos a descobrir o que interpretamos como um campo de pedras fincadas, característico dos povos da Idade do Ferro, dos povoados fortificados, que é uma forma de defesa, para que os inimigos terem maior dificuldade em penetrar o povoado fortificado. Encontramos também uma muralha e um possível torreão, que ainda não sabemos a cronologia, mas que poderá remontar ao povoado fortificado da Idade do Ferro”, explicou.

Mónica Salgado confirma ainda que a existência dos vestígios agora encontrados, num terreno que era privado, já era esperada.

“Nas três campanhas anteriores, apenas nos apareciam materiais cerâmicos que não estavam associados a nenhuma estrutura. O que achávamos era sobretudo uma ocupação que era dos séculos III até ao século VII, com material também datável do século IX d.C. Este ano fizemos sondagens, num terreno que era privado e antes não podíamos intervir, então estamos a descobrir esse campo de pedras fincados e a muralha que pode remeter à Idade do Ferro”, disse.

Para já, não vai haver certezas sobre as datas destes elementos porque a campanha irá terminar e o novo projecto, que terá de ser ainda aprovado, só poderá começar, pelo menos, daqui a dois anos.

A quarta campanha de escavações começou a 12 de Agosto e terminam esta sexta-feira.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário