Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Rede Lusa já pôs brigantinos a exportar produtos locais para França

O projecto Rede Lusa, cujo propósito passou por encontrar contactos na França, nos Estados Unidos e na Inglaterra, para que os produtores e produtos da região possam mais facilmente chegar a estes territórios, sobretudo através das comunidades portuguesas, já encerrou.
Maria João Rodrigues, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança, entidade responsável pelo projecto, faz um balanço positivo do que foi conseguido e assinala que, através da Rede Lusa, já há brigantinos a comercializar produtos em França. “Fomos muito bem recebidos tanto em França, como na Inglaterra e Estados Unidos. Este projecto é exactamente para abrir portas para a internacionalização dos nossos empresários e, através dos contactos que disponibilizamos, já existem alguns a fazer comércio para França. Trouxemos basicamente todos os contactos possíveis para agora os nossos empresários desenvolverem e fazerem o caminho que têm de percorrer. Já está criada uma plataforma onde estão todos os contactos feitos e agora basta fazerem esse caminho para lá se internacionalizarem”.

A presidente da ACISB reiterou ainda que os produtos regionais já são comercializados em algumas comunidades, nestes países, mas que não são os comerciantes do distrito que o estão a fazer porque têm algumas dificuldades a chegar a estes mercados. “Em todos os países que visitámos havia associações de empresários desses países que vêm a Portugal buscar produtos. Com certeza existem produtos transmontanos que já estão a ser comercializados lá mas não destes empresários que estamos a representar. Este projecto também foi para ensinar as várias etapas que teriam que seguir para poder colocar o produto no mercado. Têm que criar rótulos, por exemplo, noutra língua que não seja portuguesa e nós abrimos-lhe esse caminho para eles conseguirem comercializar os produtos nesses países”.

Presente no seminário de encerramento do projecto esteve ainda a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas. Berta Nunes salientou que é cada vez mais importante a aproximação aos portugueses emigrados, mostrando-lhes o que no país vai sendo feito, caso contrário acredita que podem perder-se oportunidades de investimento porque desconhecem o potencial de Portugal. “A nossa diáspora, o número de portugueses e luso-descendentes espalhados pelo mundo, ultrapassa os cinco milhões e esse é um potencial para a internacionalização dos nossos produtos e para a atracção de investimento, ambas as vertentes são muito importantes para o desenvolvimento dos territórios. O que falta é o que tem vindo a ser feito na secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e que será o que nós vamos continuar a fazer e aprofundar, que passa por uma política de aproximação às comunidades e pela criação de redes, para que os portugueses não sintam que estão desligados desta terra e vejam o desenvolvimento que o nosso país tem”.

O projecto Rede Lusa enquadrou-se Sistema de Apoio às Acções Colectivas - “Internacionalização das PME”, inserido no Programa Operacional Regional do Norte.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário