Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de novembro de 2019

XXI Encontro Micológico Transmontano juntou cem participantes em Mogadouro

Num bom ano de cogumelos, o XXI Encontro Micológico Transmontano, organizado pela associação Pantorra, reuniu em Mogadouro cerca de 100 participantes. Dos vários pontos do programa, os dois passeios micológicos foram os momentos mais esperados da iniciativa.
António Queirós, sócio fundador da Pantorra, é do Alto Minho onde também há cogumelos, mas em Trás-os-Montes, garante, o aproveitamento é melhor. Apenas um dos motivos que o leva a viajar até Mogadouro há 22 anos. “Aqui os cogumelos têm melhor aproveitamento porque não é tão húmido e não se estragam tanto. Lá para arranjar cogumelos que aguentem uns dias é difícil e eu, normalmente, cozinho-os no próprio dia, já os daqui aguentam algum tempo. Lá não há comercializam de cogumelos e é, em grande parte, por isso. Aqui têm a humidade certa quando chove”.

Já antes de haver a associação conta que apanhava cogumelos e foi alargando o conhecimento, por isso é ele que muitas vezes que dá conselhos ou esclarece dúvidas.

No encontro realizam-se duas saídas de campo, sendo que na primeira o principal objectivo é apanhar a maior variedade possível para classificar e identificar a espécie. “Muitas vezes é mais a curiosidade de saber e de identificar uma espécie do que andar a apanhá-los para comer. O interesse, no primeiro passeio, foi apanhar a maior variedade possível e para ver qual é a espécie e classificar. Encontramos alguns menos frequentes mas completamente novos não”, disse ainda António Queirós.

Isabel Alves vem de Braga há mais ou menos 8 anos para o encontro, mas ainda diz ter muito a aprender sobre os cogumelos. “É uma paixão. Deixo sempre dias de férias para vir aos encontros dos cogumelos. Gosto muito de viajar mas deixo sempre tempo para os cogumelos. Comecei a ouvir falar de uma forma diferente, porque na zona onde vivo os cogumelos é um tema assustador e que matam. Tenho dificuldades e não vou sozinha a apanhá-los e depois como-os. Vou sempre com um grupo que saiba. E preciso ter muito cuidado”.


Franco Accarpio vive em Gaia, mas é originário de Itália. Veio pela terceira vez a Mogadouro, pela curiosidade pela micologia e pela vertente gastronómica. “É a terceira vez. Andávamos à procura de pessoas interessadas em cogumelos e encontrámos a associação. É muito interessante. Tivemos muita sorte, os cogumelos apareceram. Aprendo muito”.


Hélder Pedreira, de Montemor-o-Velho, já se interessa por micologia há muitos anos e considera que os encontros são uma boa oportunidade para aprender mais. “Interesso-me por cogumelos desde miúdo. O meu avô já recolectava cogumelos e interessei-me desde aí. Eu já sabia alguma coisa mas aqui aprendesse muito porque vêm pessoas que sabem muito sobre cogumelos”.

Manuel Moredo, presidente da Pantorra, reconhece que este é um excelente ano de cogumelos e ao aumento de cogumelos juntou-se no encontro o crescimento do número de participantes. “Este ano está a ser muito bom, toda a gente vem satisfeita com a apanha”.

No próximo ano, além do encontro micológico em Mogadouro, a associação Pantorra vai organizar o Encontro da Confederação Europeia de Micologia Mediterrânea (CEMM) no final de Outubro, em Bragança.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário