Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Visita ao Parque Biológico de Vinhais – mundo irreal …

Tive que ir lá! Fiz um time off no Parque Biológico de Vinhais. Um espaço verde transformado em parque biológico em pleno Parque Natural de Montesinho. Localizado a cerca de 2 km da vila de Vinhais, é, e foi fácil chegar lá.

Estava um dia bonito. Muito sol, muita luz e o enquadramento perfeito e mais natural (bosque, vegetação, muita natureza) para uma tarde em cheio. E foi! Fiz a visita ao parque, segui o mapa/ folheto, e consegui ver e interpretar o que se pretende.

Ali, é partilhada ao vivo e a cores (risos) a paisagem da região – fauna, flora e geologia -. Comecei pelo jardim botânico e passei pelo gaiolão das aves. Vi patos, gansos, faisões, vacas, cabras, o cão de gado, galinhas e javalis. Fotografei corços, porcos, ovelhas, burros e ouriços-cacheiros. Parei junto às trutas, às raposas, aos veados e ao painel das abelhas. Entrei no centro Micológico e no Centro Interpretativo das Raças Autóctones Portuguesas, dois espaços de conhecimento de onde não é fácil sair.

Depois, descansei no bar (passear também cansa, risos). Fiquei a desfrutar da magnifica vista que há para a piscina biológica, integrada na zona de alojamento do parque. Uma paz, um sossego, um mundo irreal. Lindo! Agora tenho que voltar para me aventurar nas actividades, para mergulhar na piscina e para pernoitar ali. Ali, naquele mundo irreal …







Sem comentários:

Enviar um comentário