Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Comandante da PSP de Bragança admite maior atenção para casos violentos que não são denunciados

O caso Giovani marcou o Conselho de Segurança Municipal de Bragança que reuniu esta terça-feira.
A PSP adiantou que vai analisar possíveis fenómenos de violência na cidade que não chegam às autoridades. A força de segurança admite que há necessidade de estreitar a comunicação com outras entidades e, segundo o comandante da PSP de Bragança, José Neto, vai ficar atenta a casos violentos em que não são apresentadas queixas. “Num universo ainda desconhecido por nós há, muitas vezes, altercações e episódios de violência que não são conhecidos por parte da PSP porque as pessoas não formalizam uma denúncia. Em 2019, tivemos quatro episódios de ofensas à integridade física graves, o que achamos, em função do conhecimento que temos, que não corresponde de todo à verdade”, afirmou.

A Polícia reforça que os crimes de ofensa à integridade física graves são pouco frequente e que este foi um caso isolado. Apesar de não se prever reforço de meios, está há alguns meses no terreno um projecto designado Noite Segura. Prevê-se que cada espaço de diversão nocturna tenha um “sentinela”, mas José Neto admite que neste caso não funcionou como se esperava. “O trabalho inicialmente era termos a capacidade de serem as próprias estruturas que gerem estes espaços de diversão nocturna a sinalizarem os problemas e a comunicarem-nos a nós. E criamos uma figura em cada um dos bares, que designamos por sentinela, e que é o paceiro privilegiado do contacto com a PSP e tem ele a iniciativa de nos contactar”, explicou. Se esta comunicação tivesse sido feita na noite de 21 de Dezembro, José Neto acredita que o desfecho poderia ter sido diferente.

O comandante da PSP de Bragança reforçou que a investigação aconteceu no tempo e espaço.

O caso do jovem estudante cabo-verdiano que faleceu vítima de agressões que aconteceram à saída de uma discoteca em Bragança levou à antecipação da sessão anual do Conselho Municipal de Segurança.

O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, explicou que se impunha a análise da situação e reforçou que se tratou de um caso isolado que não deve criar alarmismo. O Conselho Municipal de Segurança de Bragança acabou por aprovar uma resolução a pedir um reforço de meios da PSP.

A PJ já deteve 5 suspeitos de estarem envolvidos nas agressões que levaram à morte de Luís Giovani Rodrigues. Todos estão indiciados por homicídio qualificado e três crimes de homicídio na forma tentada e ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário