Apesar de não se comprometer com uma data concreta, Hernâni Dias explica que nesta altura os municípios estão numa fase de se pronunciar sobre a aceitação da integração na Resíduos do Nordeste.
“Vamos trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível. É um processo que está a ser trabalhado, estamos a analisar tudo aquilo que deve ser analisado para que os municípios tomem uma decisão sobre aquilo que deve acontecer no sector de águas”, sublinhou.
Hernâni Dias acredita que todos municípios da CIM deverão avançar para a agregação, porque “os nove municípios estão de acordo” nesta matéria e “não há nenhum município até este momento que tivesse manifestado oposição a esta situação”, mas o calendário depende agora da aprovação desta integração por parte dos executivos camarários e das assembleias.
A conclusão do processo “depende da vontade dos municípios e daquilo que forem as decisões que vierem a ser tomadas quer ao nível dos executivos municipais quer ada assembleias”.
A Empresa Resíduos do Nordeste é a responsável pela recolha e tratamento do lixo dos 12 municípios do distrito de Bragança e ainda de Vila Nova de Foz Côa.
Deverá em breve assumir o sistema de água em baixa integrado de nove destes municípios, os que integram a CIM Terras de Trás-os-Montes. O processo começou a ser estudado em 2014.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário