Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Integração de abastecimento de água dos municípios da CIM na Resíduos do Nordeste poderá avançar este ano

O presidente do conselho de administração da Resíduos do Nordeste e autarca de Bragança assegura que o processo de agregação da gestão em baixa do sistema de abastecimento de águas dos nove concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes por parte desta empresa intermunicipal está a avançar e que as duas entidades estão a trabalhar para que a integração seja uma realidade ainda este ano.

Apesar de não se comprometer com uma data concreta, Hernâni Dias explica que nesta altura os municípios estão numa fase de se pronunciar sobre a aceitação da integração na Resíduos do Nordeste.

“Vamos trabalhar para que isso aconteça o mais rápido possível. É um processo que está a ser trabalhado, estamos a analisar tudo aquilo que deve ser analisado para que os municípios tomem uma decisão sobre aquilo que deve acontecer no sector de águas”, sublinhou.

Hernâni Dias acredita que todos municípios da CIM deverão avançar para a agregação, porque “os nove municípios estão de acordo” nesta matéria e “não há nenhum município até este momento que tivesse manifestado oposição a esta situação”, mas o calendário depende agora da aprovação desta integração por parte dos executivos camarários e das assembleias.

A conclusão do processo “depende da vontade dos municípios e daquilo que forem as decisões que vierem a ser tomadas quer ao nível dos executivos municipais quer ada assembleias”.

A Empresa Resíduos do Nordeste é a responsável pela recolha e tratamento do lixo dos 12 municípios do distrito de Bragança e ainda de Vila Nova de Foz Côa.

Deverá em breve assumir o sistema de água em baixa integrado de nove destes municípios, os que integram a CIM Terras de Trás-os-Montes. O processo começou a ser estudado em 2014. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário