Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Reportagem da equipa de Bragança da SIC vence prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio

A equipa de Bragança da SIC ganhou o “Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio”, na categoria “Trabalhos Jornalísticos”, com uma reportagem que dá a conhecer uma das realidades do interior despovoado.

“Por terras quase desertas do interior disperso do nordeste transmontano, equipas de profissionais levam, diariamente, o amparo necessário aos que ainda povoam o território que há muito mergulhou num inverno demográfico”, é assim que João Faiões começa a reportagem que foi distinguida com o “Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio”, na categoria “Trabalhos Jornalísticos”. Chama-se “Nós Ainda Estamos Aqui” e retrata o trabalho dos cuidadores e profissionais, de algumas IPSS do distrito, que são uma rede de apoio para os idosos do interior do país. João Faiões, jornalista desta reportagem e correspondente da SIC em Bragança, confessa é que é uma distinção duplamente importante.

“Como jornalista é sempre importante o nosso trabalho ser reconhecido, mas isto tem uma dimensão maior por causa da temática que está aqui inerente nesta reportagem que é no fundo retratar o papel das IPSS no interior do país, que têm um trabalho muito mais difícil dada a realidade em que vivem os idosos e as pessoas que precisam de ajuda”, afirmou.

Com a equipa que o acompanha, João Faiões tem mostrado ao país a realidade deste território, fortemente marcado pela baixa demografia, pelo envelhecimento e isolamento das gentes. Nesta reportagem tentou-se retratar os problemas sentidos pelas pessoas que prestam apoio aos mais velhos.

“A reportagem foi feita em várias IPSS e vários concelhos, com grande enfoque no de Mogadouro. Retratamos esse problema, mostramos as distâncias que eles percorrem. Para atenderem o mesmo número de utentes que se atende em Lisboa num prédio ou num bairro aqui as IPSS têm de percorrer mais de 1000 quilómetros por dia”, referiu o jornalista.

João Faiões experimentou o jornalismo na RDP, na Antena 1, no Porto, e, mais tarde, em Bragança, fundou a Rádio Brigantia. Volvidos alguns anos trocou a rádio pela televisão mas o jornalista, que também chegou a experimentar a imprensa, nunca disse adeus ao interior e não encontra grandes dificuldades em trabalhar na região.

“Não sei se é mais difícil trabalhar no interior do país nesta área, só se for pelas distâncias que temos de percorrer efectivamente e por não haver um fluxo tão grande de informação. Ao longo destes anos contribuímos para que o país tivesse desta região uma imagem mais positiva, disso não tenho dúvida nenhuma”, destacou.

Esta foi já a oitava edição do “Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio”. A distinção deve-se ainda a João Tuna, como repórter de imagem, e a Fernando Nunes, na edição.

O “Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio” é uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e colectivas que mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário