Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Museu da Terra de Miranda inicia recolha de instrumentos musicais com história

O Museu das Terra de Miranda, em Miranda do Douro, deu início à recolha de instrumentos musicais "com história" de forma a preservar a música e o cancioneiro popular do território transfronteiriço do Planalto Mirandês e Zamora (Espanha).
"Este projeto tem por objetivo a recuperação, conservação e valorização do Património Material e Imaterial relacionado com a música tradicional e popular do Planalto Mirandês e da província de Zamora (Espanha), através da recolha sistemática e da difusão de testemunhos orais que preservem a solidez da memória sonora deste território e a sua diversidade cultural", explicou à Lusa a diretora do Museu Terra de Miranda, Celina Pinto.

Esta iniciativa de cooperação transfronteiriça é financiada pelo INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP), com uma dotação de 274 mil euros, inserindo-se no projeto "Termus -- Territórios Musicais".

Promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), através do Museu da Terra de Miranda, e pelo Museu Etnográfico de Castela e Leão, a iniciativa será desenvolvida até 2021, podendo "ser renovada por mais três anos".

"No terreno, do lado de Portugal, está uma equipa composta por dois antropólogos, Gonçalo Mota e Ricardo Santos, que estão a proceder, nesta fase inicial, à identificação de informantes e definição metodológica", concretizou Celina Pinto.

Na prática, está a ser recolhida informação em entrevistas, com cada um dos entrevistados a falar sobre as práticas musicais no território, bem como a sua perceção sobre as várias dimensões da música.

Segundo a responsável, este projeto pretende ampliar, valorizar e diversificar as coleções do Museu da Terra de Miranda na categoria dos instrumentos, considerando também o atual reportório musical instrumental, mas ao mesmo tempo salvaguardar a recolha de instrumentos antigos, "com elevado valor etnográfico", que se encontram na posse das populações locais.

O restauro e a recuperação de instrumentos musicais a partir da avaliação da sua matriz tradicional é outro dos objetivos do "Termus - Territórios Musicais".

"Assim, este projeto reúne tradição e modernidade, a tradição associada à memória e à herança cultural musical, e a modernidade associada à normal evolução das sociedades", frisou à Lusa Celina Pinto.

De momento, está a ser criada uma base de dados no museu para o alojamento das recolhas feitas pelos investigadores.

Para o futuro, e de acordo com Celina Pinto, a ideia passa por criar um 'website', adquirir mais instrumentos musicais, realizar exposições itinerantes e diversas publicações, bem como um festival de música, congressos e jornadas dedicados à temática que decorrerão em Zamora, em Miranda do Douro e no Porto.

O Museu das Terra de Miranda já adquiriu dois instrumentos de precursão (caixa de guerra e bombo), com 126 anos de existência, que pertenceram à Banda Filarmónica de Miranda do Douro.

As próximas aquisições serão exemplares de "guitarros" feitos a partir de latas, flautas de osso, gaitas de fole, rabeis, sanfonas, realejos, entre outros instrumentos tradicionais.

FYP // ROC
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário