Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

A Bragança Cocktail Week está de volta e vem aí a Rota do Cocktail

Uma festa de cocktails em Trás-os-Montes que é mais do que só festa e só uma semana: em Fevereiro estão marcados dois dias para profissionais, mas em Abril abre-se a Rota do Cocktail e a Cocktail Village. Pelo caminho, quer-se criar uma bebida que represente a região e os seus produtos.
FERNANDO SALVADOR
Depois da estreia em 2019, a Bragança Cocktail Week está de volta para uma 2ª edição. O evento, criado para profissionais, bares e restaurantes, reparte-se por três fases, como explicou o organizador, Fernando Salvador, à Fugas.

“A primeira fase começará com uma base de formação, composta por um serviço de ‘cocktelaria’ com formadores que virão de Lisboa e que são difíceis de trazer à região de Trás-os-Montes”, explicou. Esta fase decorrerá entre 17 e 18 de Fevereiro, e será abordada uma iniciação ao bartending e à gestão de bar.

De seguida, existirá a Rota do Cocktail, com a duração de uma semana, de 25 de Março a 2 de Abril. No dia 3 de Abril será realizado o concurso do melhor cocktail. Este evento irá resultar nos três melhores cocktails: o melhor com álcool, sem uma gota dele, e para petiscos. “Com os bares aderentes, esta rota terá como objectivo mostrar a criatividade e os ‘cocktails de autor'”, adiantou Fernando Salvador.
Flair bartending na 1ª edição - FERNANDO SALVADOR
Por fim, o evento será finalizado com o Cocktail Village, entre 3 e 4 de Abril. É “uma exposição para mostrar as novidades criadas”, numa iniciativa que promete “melhorar o serviço dos cocktails e bebidas”. Nesta edição, espera-se quase o dobro das marcas presentes em relação ao ano passado (de 22 para 40). Na exposição, para além das bebidas, existirá uma área de comida e esplanada.


O evento, explica o organizador, surgiu da necessidade dos donos e funcionários dos estabelecimentos de bebidas locais terem acesso a uma actualização contínua sobre os produtos, técnicas e serviços. Trazer as novidades das marcas de bebidas e as mais inovadoras técnicas de serviço, para além do flair bartending, é o objectivo do Bragança Cocktail Week 2020, como se resume em comunicado.
DR
Na formação de bartending constarão nomes como Paulo Ramos, master bartender; Carmine Liguori, tricampeão italiano e campeão mundial em flair bartending; e por fim Vitorino Rodrigues e João Pacheco, formadores nacionais na área. Para ensinar os participantes a gerir um bar estará Fernando Brito, professor, bartender e mixologista, que irá realizar uma acção de formação específica para donos e gestores de estabelecimentos.

“Esta será uma das melhores acções de gestão que alguma vez foi feita na nossa região. E é uma das nossas apostas para 2020”, comenta Fernando Salvador. Capacitar os donos dos estabelecimentos a fazer a gestão da sua garrafeira, a calcular os custos e as margens de lucro são alguns dos objectivos da formação. 


A grande novidade desta segunda edição é a criação do Cocktail Montanha. “Irá haver a 1ª Conferência de Cocktails de Montanha para tentar encontrar o conceito que caracterize esse tipo de bebidas. O objectivo é encontrar uma fórmula para encontrar o cocktail com sabor a Trás-os-Montes. “Nós temos produtos endógenos que podem dar características que nos diferenciem do resto do país. Procuramos implementar este ano para a criação de uma carta de princípios”, explicou o organizador.

As inscrições para a formação de bartending encontram-se abertas a todo o país e são limitadas a 50 pessoas. O evento decorrerá em Bragança, na sede da Associação Comercial Industrial e Serviços de Bragança (ACISB).

Diana Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário