Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Javali no Pote de Macedo reconhecido como iguaria tradicional portuguesa pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural

O prato “Javali no Pote à Moda de Macedo de Cavaleiros” é oficialmente reconhecido pela Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural como iguaria tradicional portuguesa.
A ideia partiu da Confraria do Javali, que em conjunto com o Gabinete de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural ( EDRU) da cidade macedense, elaborou o processo de registo no Portal “Produtos Tradicionais Portugueses”, como explica António Silva, grão-mestre da Confraria do Javali:

“Esta ideia surgiu logo após a nossa fundação. Começámos desde cedo a pensar em certificar o prato e desde essa altura que tentamos esse feito. Foram recolhidas ementas e receitas da região, depois foram selecionadas algumas e verificámos que havia uma receita comum a todo o território macedense. Posto isto, o gabinete do Município de Macedo de Cavaleiros (EDRU) mostrou-se interessado em fazer a candidatura e reportar então o nosso pedido, conseguindo chegar a um bom porto.”    

Uma decisão que traz mais-valias para o concelho, considera ainda o grão-mestre:

“Estamos muito orgulhosos por esta estrelinha e este bom nome para o concelho. É um reconhecimento à nossa Confraria do Javali, ao trabalho que temos feito em prol deste prato e penso que vai trazer inúmeras vantagens ao nosso território.”

O javali é um dos pratos mais conhecidos do concelho de Macedo de Cavaleiros, existindo desde 2014 uma rota gastronómica dedicada exclusivamente a esta iguaria.

Confira AQUI.
Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário