Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Portugal vai escolher as suas 7 Maravilhas da Cultura Popular

A competição quer “promover o património cultural imaterial de Portugal”: do artesanato às feiras, lendas, romarias, músicas, danças e outras tradições.
As categorias desta edição: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos RUI GAUDÊNCIO
O tema do concurso 7 Maravilhas de Portugal 2020 é a Cultura Popular, e as candidaturas, que podem incluir sete exemplos de património, decorrem até 1 de Março no site da iniciativa, foi hoje anunciado.

O projecto foi apresentado no Museu de Arte Popular, em Lisboa, pelo presidente das 7 Maravilhas, Luís Segadães, e pelo director de Programas da RTP1 e RTP Internacional, José Fragoso.

Dentro do tema, as categorias a concurso são: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos.

“A grande aposta deste ano passa por promover o património cultural imaterial de Portugal, elevando a nossa cultura popular a um patamar de causa pública e de atracção turística”, explicou o presidente do projecto, citado na nota distribuída pela organização.

Nesta 9.ª edição das Maravilhas de Portugal, os candidatos vão ser votados por cada um dos 18 distritos e das duas regiões autónomas, numa fase em que haverá sete candidatos por cada distrito e região autónoma.


Em cada programa na RTP, num total de 20 programas a realizar nos meses de Julho e Agosto, será apurado um pré-finalista que passa às semifinais.

Na fase seguinte haverá um programa de repescagem, no qual os 20 segundos classificados das eliminatórias distritais/regionais serão submetidos a uma nova votação, com o objectivo de eleger os oito patrimónios mais votados.

Estes irão juntar-se aos outros 20 pré-finalistas já apurados.


Os 28 pré-finalistas vão ser divididos por sorteio pelas duas semifinais e em cada uma delas vão ser apurados as sete candidaturas que tenham mais votos contabilizados.

Na gala final, que decorrerá no dia 5 de Setembro, vão ser eleitas as 7 Maravilhas da Cultura Popular.
Um dos anúncios da competição faz um apelo directo ao registo da memória dos mais velhos 7 MARAVILHAS
O concurso 7  Maravilhas é realizado desde 2007 e já teve como temas as Maravilhas Naturais (2010), a Gastronomia (2011), as Praias (2012), as Aldeias (2017), as Mesas (2018) e os Doces (2019).


A RTP é a televisão oficial da iniciativa e Catarina Furtado e José Carlos Malato voltam a ser os embaixadores, apresentando as semifinais e a gala final. 

Sem comentários:

Enviar um comentário