Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Projecto “Portuguese Food” promove internacionalização de produtos da região

Divulgar produtos regionais para promover a internacionalização são objectivos da Missão Inversa que está a passar pela região.
Através do projecto “Portuguese Food - Informação para Exportar” promovido pela APPITAD - Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, em pareceria com a AAPI – Associação Acção para a Internacionalização, veio até à região uma comitiva de seis pessoas da Polónia e Reino Unido.

O polaco Slawomir Michalski é um desses empresários. Já compra azeite transmontano há algum tempo e diz que no seu país o produto é apreciado, por isso, está à procura de novos fornecedores.

“Comecei o negócio há dois anos, com azeite extra virgem, e está a crescer com êxito. Agora estamos à procura de novas oportunidades nesta região. O mercado na Polónia está saturado com azeite de Itália e Espanha e decidimos introduzir algo novo. Nesta altura, por toda a Europa, há uma tendência visível de que o azeite português é cada vez mais popular”, referiu.

Para Francisco Pavão, da APPITAD, esta é uma melhor forma de promover a região e dar a conhecer os produtos a empresários estrangeiros. “É muito mais fácil explicar os nossos produtos mostrando a nossa região e sobretudo dar a conhecer a nossa gastronomia e a forma como harmonizamos o vinho, o azeite, as castanhas, as carnes e o fumeiro, mas também visitarem in loco as indústrias”, sublinhou.

António Gonçalves dos restaurantes Geada e G Pousada de Bragança também defende que este é um método mais vantajoso, porque a visita dos importadores à região permite um melhor conhecimento dos produtos bem como a sua degustação.

Rui Caseiro, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes, acredita que esta forma de promoção tem de ser mais usado e em que a própria CIM vai apostar.

A missão inversa de importadores já passou por Mirandela, Bragança, Vinhais e Valpaços e visitou empresas de azeite, vinho, frutos secos, fumeiro e compotas. A comitiva da Polónia e Reino Unido vai ainda passar pela Guarda, Leiria e Santarém, visitando um total de 50 empresas na região. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário