Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

XXI Festival de Sabores Mirandeses de 14 a 16 de fevereiro

Os produtos mais genuínos da gastronomia do Planalto Mirandês estão em destaque de sexta-feira até domingo, em mais uma edição do Festival de Sabores Mirandeses, com as carnes das raças autóctones, fumeiro e doçaria em destaque no certame.

A iniciativa é do município de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, e junta cerca de uma centena de expositores, destacando-se pela qualidade das carnes de vitela de raça mirandesa, cordeiro de raça churra galega mirandesa e enchidos e outros produtos de porco bísaro. A doçaria, com a bola doce mirandesa ou doces mais secos, é igualmente outro dos atrativos.

"Trata-se fundamentalmente de uma iniciativa territorial centrada no Planalto Mirandês. E pretendemos circunscrever o certame a todo este território que tem uma identidade cultural e gastronómica única", disse o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

Segundo o autarca, o certame tem vindo a crescer ao longo dos anos e os espaços cobertos para acolher visitantes e expositores aumentou, estando situado em plano centro histórico desta cidade transmontana.

"Estamos a consolidar o festival de sabores, havendo cada vez mais produtores a vender enchidos, doces, mel, licores, queijos, artesanato, entre os produtos endógenos, e mais visitantes atraídos por estas iguarias genuínas e pelo nosso folclore ancestral", vincou o autarca.

Uma das outras componentes do Festival de Sabores é a língua mirandesa, a música dos gaiteiros e danças dos singulares pauliteiros das terras de Miranda e do Planalto Mirandês.

"Pretendemos ter um festival repleto de atividades culturais e sabores genuínos que mostrem as tradições ancestrais ainda em uso neste território”, disse.

Para além das componentes culturais que são parte integrante da génese do Planalto Mirandês, há ainda os encontros cinegéticos, apresentação de livros em língua mirandesa, passeios BTT, passeios pedestres pelo Parque Natural Douro Internacional e degustações gastronómicas.

A feira vai decorrer num espaço junto ao antigo convento dos frades Trinos e ficará instalada numa tenda climatizada, com cerca de três mil metros quadros, na qual estarão presentes um restaurante e tasquinhas para "a degustação dos sabores mais genuínos e regionais".

Do Planalto Mirandês fazem parte os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário