Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Já há plano para alargar o regadio no concelho de Macedo de Cavaleiros

 Foram identificadas três possíveis barragens com potencial para serem construídas no concelho, em diferentes localizações, mas uma delas foi sinalizada como prioritária, como explica o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues:
“Uma das barragens está identificada na zona de Vilarinho de Agrochão, outra na zona de Ferreira e ainda uma próximo a Bagueixe e Vinhas, ou seja, zona nascente, poente e central. De todos os empreendimentos há um que foi sinalizado de forma prioritário, a Barragem do Espido, porque abrange mais de três mil hectares, tem um custo de exploração mais baixo, e abrange mais agricultores e freguesias.”

E a escolha dos locais teve por base alguns critérios:

“Um Dois dos critérios foram os terrenos mais férteis e a mecânica do regadio, ou seja, aqueles que podem ser regados por gravidade. Essas foram as prioridades.

Aquele bloco que será regado a partir da Barragem do Espido é a extensão mais vasta de terreno, cerca de três mil hectares. Não há, em todo o concelho, zona com culturas que permitam um regadio tão vasto.”

O investimento de qualquer uma destas estruturas anda acima dos 18 milhões de euros.

Quanto ao regadio existente através da Barragem do Azibo, sabe-se já que o bloco de Salselas vai ser alargado até Limãos. Embora também não seja conveniente baixar muito mais o caudal devido ao nível da água das praias, Benjamim Rodrigues explica que é necessário fazer o emparcelamento dos terrenos:

“Há um componente fundamental na atribuição destes fundos para criar e expandir o regadio. Temos de ter uma exploração, em percentagem, nos terrenos que podem ser regados. É necessário criar ferramentas para que possamos regar o máximo de terras e, para isso, é fundamental haver emparcelamento. Isso não está a ser feito. Temos já em curso o estudo do cadastro, que andará à volta dos 350 mil euros, e com isso espero que haja mais facilidades para emparcelar e aí rentabilizar o regadio.”

O projeto está já mapeado e aguarda-se agora a abertura de avisos específicos para poder ser candidatado, o que o presidente da autarquia de Macedo acredita que possa acontecer ainda este ano.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário