Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

D. José Cordeiro é o novo arcebispo de Braga

 D. José Cordeiro, que era até agora bispo de Bragança - Miranda, é o novo arcebispo de Braga. A nomeação em Roma vai ser feita quando forem 11h00 em Lisboa.

D. Manuel José Garcia Cordeiro, de 54 anos, há muito que desejava a condição de arcebispo de Braga© DR

D. José Cordeiro, até agora bispo de Bragança - Miranda, vai ser o novo arcebispo novo arcebispo de Braga, apurou a TSF. A nomeação, feita pelo padre Francisco vai ser oficialmente apresentada esta manhã em Roma.

Havia, de facto, contentamento generalizado entre os católicos da arquidiocese de Braga que há dois anos e oito meses rogavam que um novo prelado se acercasse da cidade dos arcebispos para governar uma das mais antigas dioceses que, na sua origem, vem do século III.

D. Manuel José Garcia Cordeiro, de 54 anos, há muito que desejava a condição de arcebispo de Braga, e será o presente deste Natal para os católicos bracarenses.

Apesar de terem sido contemplados outros nomes, como o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, para esta difícil sucessão, D. José Cordeiro, o bispo português que mais sabe de redes sociais e também é doutor em liturgia, foi, tanto quanto se sabe, aposta permanente da Nunciatura em Lisboa.

No entanto, não é nada fácil o trajeto de Bragança para Braga. Há dez anos, D. José Cordeiro era o bispo mais novo do país nascido em Angola e vindo diretamente do Vaticano, onde era reitor do pontifício Colégio Português.

Se o novo arcebispo de Braga chegava em 2011 a Bragança - Miranda, para acordar, nas suas palavras, o "gigante adormecido", outros sonos mal dormidos terá certamente D. José na arquidiocese onde os seus arcebispos foram senhores de Braga e são simbolicamente ainda Primaz das Espanhas.

Manuel Vilas Boas

Sem comentários:

Enviar um comentário