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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Associação reforça proposta da linha de alta velocidade por Trás-os-Montes

 A Associação Vale d’Ouro acrescentou duas variantes, no Douro e em Terras de Miranda, ao estudo que propõe a construção da linha de alta velocidade ferroviária por Trás-os-Montes, num documento entregue ao ministro das Infraestruturas.


A associação, sediada no Pinhão, concelho de Alijó, divulgou em outubro um estudo que propõe uma linha de alta velocidade ferroviária que colocaria o Porto a três horas de Madrid, em Espanha, passando pelas capitais transmontanas Vila Real e Bragança, e por Zamora, onde ligaria à rede de alta velocidade espanhola.

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para a discussão pública do Plano Nacional Ferroviário.

Segundo um comunicado divulgado hoje, o projeto foi apresentado na quarta-feira, numa reunião com o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e em que também esteve presente o coordenador do Plano Nacional Ferroviário, Frederico Francisco.

Neste encontro, de acordo com o presidente da direção da Associação Vale d’Ouro, Luís Almeida, foram apresentadas duas propostas complementares ao estudo inicial, que “resultaram da continuidade da análise que a instituição tem feito ao ecossistema ferroviário a norte do Douro”.

Estes memorandos incidem sobre “uma alternativa ao traçado inicial da Linha de Trás-os-Montes na zona da Terra de Miranda que garante uma maior coesão territorial, e sobre uma ligação à Linha do Douro na zona de Vila Meã que permitiria encurtar os tempos de viagem entre a Régua/Pinhão/Pocinho e o Porto/Aeroporto Francisco Sá Carneiro em cerca de 30 a 40 minutos”.

“Tivemos oportunidade de apresentar o racional por detrás da linha de alta velocidade entre o Porto e Madrid por Trás-os-Montes, bem como os detalhes técnicos e económicos associados à proposta”, afirmou Luís Almeida, citado no comunicado.

O estudo inicial prevê a construção de uma nova linha de alta velocidade entre o Porto – Vila Real – Bragança – Zamora, de tráfego misto, com velocidades entre os 160 e os 250 quilómetros por hora.

A viagem do Porto a Vila Real seria de 43 minutos, enquanto até Bragança seria de uma hora e 14 minutos e a capital espanhola, Madrid, ficaria a três horas do Porto.

O traçado está orçado em 3,7 mil milhões de euros, valor que inclui cerca de 400 milhões de euros relativos ao troço a construir em Espanha.

Segundo a associação, na variante Terra de Miranda, agora apresentada, são incluídas as localidades de Vimioso e de Miranda do Douro no corredor ferroviário de Trás-os-Montes.

Esta solução, explicou, foi apresentada na sequência de uma sugestão da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes que pretendia “estudar a possibilidade de maior agregação do seu território neste importante corredor ferroviário”.

Esta opção significaria um acréscimo de extensão na ordem dos 26 quilómetros de obra nova, a qual representa uma redução da extensão a percorrer entre Bragança e Zamora de cerca de 34 quilómetros, aos quais corresponde uma diminuição do tempo de viagem nos serviços alta velocidade Porto-Madrid para cerca de duas horas e 45 minutos.

O aumento de custo de construção seria na ordem dos 330 milhões.

A Associação Vale d’Ouro estudou ainda a viabilidade técnica de criação de um ramal de ligação entre a Linha do Douro e a linha de alta velocidade, na zona de Vila Meã (Amarante), através do qual diz que “será possível encurtar tempos de viagem entre o Porto e Barca D’Alva, e criar um acesso direto do Douro vinhateiro ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro”.

“A ligação desenvolve-se em via única eletrificada ao longo de cerca de 3,7 quilómetros, entre a linha Porto-Madrid e a entrada da estação de Vila Meã com uma velocidade máxima de 100 quilómetros hora num investimento a rondar os 35 milhões de euros”, explicou.

No encontro com o ministro, foi ainda abordada a reabertura da Linha do Douro até Barca d’Alva, considerada pela associação como “o investimento imediato e prioritário a concretizar nos próximos três a cinco anos”.

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