quarta-feira, 25 de maio de 2022

Miranda do Douro vai ser palco de Cimeira Internacional de Música Sacra

 Miranda do Douro vai receber, em Novembro, uma Cimeira Internacional de Música Sacra


A iniciativa foi apresentada no aniversário da elevação de Miranda a Diocese, que já conta 477 anos.

Rui Valdemar, da organização o evento, explica que o papel que a música sacra teve ao longo de dois séculos em Miranda, altura em que era sede da diocese, motivou a escolha do local para esta Cimeira. “Miranda do Douro foi sede da diocese, que agora partilha com Bragança. há aqui uma concatedral, na qual a música sacra foi, durante dois séculos, vital e foi ricamente desenvolvida aqui”.

A cimeira levará a Miranda diversos compositores e músicos de renome internacional, assim como personalidades da área política, económica, musical e eclesiástica, oriundas não só de Portugal, como de Espanha, França, Itália, Inglaterra e Alemanha.

Perspectivas para o século XXI é o mote para a iniciativa que vai contar com palestrantes nacionais e internacionais e com concertos. “O interior não está habituado a receber este tipo de eventos e especialmente estes, ligados à música sacra. O facto de trazermos algumas personalidades de relevo internacional, ainda por cima uma cimeira que pretende ser reformista e de papel activo na transição que se quer fazer da música sacra, parece-me que é um papel muito importante que o interior assume, colocando-nos um passo à frente”.

Na apresentação da iniciativa em Miranda do Douro, marcou presença Monsenhor Adelino Paes, administrador da diocese de Bragança-Miranda, que explica que a iniciativa pode contribuir para unir os dois pontos da diocese. “a diocese olha para este evento com muita alegria e muita esperança porque a música sacra é um valor inestimável que nós não podemos esquecer. A música sacra, toda a música, toca o divino e o divino toca a música. É um evento que não podemos deixar de apoiar. A aproximação de Bragança e Miranda é importante”.

De 11 a 13 de Novembro Miranda do Douro vai ser o centro da música sacra, com a realização de uma Cimeira Internacional. A organização é da casa da Música Mirandesa, com o apoio do Município e da Diocese de Bragança-Miranda.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário