Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 29 de maio de 2022

Hardança levam música e companhia à população de Ifanes

 Domingo, dia 29 de maio, o grupo de música tradicional “Hardança”, vai à aldeia de Ifanes, animar musicalmente o serão no âmbito dos concertos de primavera, que o município de Miranda do Douro está a promover para levar a atividade cultural às várias aldeias do concelho.


Após os Concertos de Primavera realizados em Palaçoulo, Genísio, São Martinho, Malhadas, Vila Chã da Braciosa e Sendim, agora é a vez de Ifanes, receber um serão musical que vai realizar-se na igreja paroquial, este Domingo, às 21h30.

O concerto em Ifanes vai ser interpretado pelo grupo musical “Hardança”.

De acordo com Fabíola Mourinho, a compositora e vocalista do grupo, os “Hardança” eram um sonho antigo, que começou a realizar-se em 2019.

Com a pandemia, o recém-formado grupo teve que enfrentar as dificuldades da ausência de concertos e do contato com o público.

O reportório musical dos Hardança incluiu sobretudo temas originais, cantados em português e mirandês e outros temas provenientes do Cancioneiro Tradicional Mirandês.

“Os temas originais estão muito ligados às minhas vivências de infância e de juventude, às festividades locais e às raízes mirandesas”, indicou.

Uma das músicas mais conhecidas dos “Hardança” é o tema “Daqui não saio, daqui ninguém me tira”, composto em fevereiro de 2020, para o Dia Internacional dos Museus.

“Foi um tema publicitado nas redes sociais e que alcançou uma grande notoriedade”, lembrou.

Do reportório musical dos “Hardança” destacam-se ainda os temas: “As froles de las arribas”, que ganhou o festival da Canção, em Miranda do Douro. E o tema de Natal, “Nasceu o Menino”.


Letra e Música: Fabíola Mourinho | Intérpretes: Bruno Berça; Fabíola Mourinho; Licínio Castro

O grupo “Hardança” é constituído por Fabíola Mourinho, guitarrista, compositora e intérprete; por Bruno Berça, na percussão (gaita-de-foles, caixa e bombo); e Licínio Castro, na viola.

O nome “Hardança” é uma palavra mirandesa, que significa “herança”. Segundo Fabíola Mourinho, este nome foi escolhido para agradecer a herança cultural da Terra de Miranda.

«A “hardança” ou “herança” é o que nos define. Nós cantamos as memórias que nos nossos avós e os nossos pais nos transmitiram, explicou.

Sobre a participação dos “Hardança” no Concerto de Primavera, em Ifanes, no próximo Domingo, Fabíola Mourinho mostrou-se radiante com a oportunidade de participar nesta iniciativa do município de Miranda do Douro, que tem como propósito oferecer um serão musical às populações das aldeias do concelho.

“Esta iniciativa é excelente! Por vezes, as pessoas que vivem nas aldeias estão muito isoladas, têm dificuldade em deslocar-se a Miranda do Douro e vivem até esquecidas. Ao realizar estes serões musicais nas aldeias, estamos não só a proporcionar-lhes a oportunidade de usufruir da música, mas também de viver um momento de encontro e de partilha com outras pessoas”, afirmou.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário