segunda-feira, 23 de maio de 2022

MIRANDELA E VALPAÇOS INAUGURAM TROÇO DO CAMINHO PORTUGUES DE SANTIAGO

 Municípios estimam que possam cruzar os dois concelhos cerca de 5 mil peregrinos por ano.


A partir do próximo sábado (28 de maio), os Municípios de Mirandela e de Valpaços passam a estar ligados por um troço do Caminho Português de Santiago do Este, que estabelecerá a ligação destes dois concelhos vizinhos ao Caminho Português Interior de Santiago, em Chaves, que por sua vez conduzirá os peregrinos até Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha, revela uma nota de imprensa que o Município de Mirandela enviou às redações.

É a concretização de uma parceria entre os dois Municípios que passou pela implementação do projeto “Caminho Português de Santiago do Este”, integrando Mirandela e Valpaços na rede internacional de itinerários do Caminho de Santiago, num investimento de cerca de 250 mil euros, comparticipado em 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

O Caminho Português de Santiago do Este "afirma-se como um programa cultural de valorização e promoção do itinerário do Caminho de Santiago e do seu inestimável património, associando uma oferta diversificada de eventos e iniciativas, com uma proposta inovadora, de grande transversalidade e dimensão internacional”, refere a nota.

Este troço - com uma extensão total de 59,2 km (31,7 km no concelho de Mirandela e 27,5 km no concelho de Valpaços – “integra um valioso património cultural, imaterial e material que importa preservar, promover e valorizar”, adianta Vítor Correia que não tem dúvidas da importância deste novo troço. “estamos certos que vai traduzir-se numa melhoria da oferta turística e no incremento dos fluxos turísticos para os municípios e para a região transmontana, estimando-se que anualmente possam cruzar os dois concelhos, cerca de 5 mil peregrinos”, acrescenta a autarquia mirandelense.

Na próxima sexta-feira, este projeto é apresentado ao público numa conferência Internacional, em Mirandela, que também pretende colocar a debate e avançar no conhecimento acerca das relações que se estabelecem entre o Caminho de Santiago e as comunidades locais, a espiritualidade, o turismo, o património e a caminhada em segurança.

No dia seguinte, é inaugurado com uma caminhada entre os dois municípios, que começa em Valongo das Meadas (Mirandela)) passando pela praia fluvial de Miradeses/Rio Torto, terminando em Valpaços.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário