sexta-feira, 27 de maio de 2022

Exposição “Abraço a Saramago” com quadros da filha do nobel da literatura português

 No arranque do Festival Literário de Bragança, dedicado ao nobel da literatura português, foi ontem inaugurada a exposição “Abraço a Saramago”, na biblioteca municipal


Os quadros são da autoria de Violante Saramago Matos artista e filha do escritor. Obras que são inspiradas nos livros e crónicas de José Saramago.

“Acontece muitas vezes quando estou a ler aparecer uma imagem que depois vai ficando, vai ficando ali a moer e que eu não me consigo livrar dela e normalmente tenho que parar de ler, até que a imagem começa a definir-se melhor. Nenhum destes trabalhos é a síntese do livro, respeita aquele grupinho de palavras que estão ali escritas para que não haja dúvidas que são mesmo só aquelas”, explicou.

E estas vivências e lembranças são também o mote para o livro “De memórias nos Fazemos” que a também escritora lançou no ano que Saramago completaria 100 anos.

“Trata-se de trazer um pouco daquilo que são as minhas memórias, que sejam importantes para conhecerem melhor o escritor. Eu vou confessar uma coisa, o pai ainda hoje está em qualquer livro que eu leia, nunca aconteceu aquela coisa de dizer ‘agora vou matar o pai’. Isso nunca aconteceu”, referiu.

Violante Saramago Matos enalteceu a programação do festival literário dedicado ao pai.

O Festival Literário de Bragança, que decorre até sábado, conta ainda com sessões nas escolas e nas prisões, espectáculos de teatro, cursos de leitura e apresentações de livros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário