Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Exposição “Abraço a Saramago” com quadros da filha do nobel da literatura português

 No arranque do Festival Literário de Bragança, dedicado ao nobel da literatura português, foi ontem inaugurada a exposição “Abraço a Saramago”, na biblioteca municipal


Os quadros são da autoria de Violante Saramago Matos artista e filha do escritor. Obras que são inspiradas nos livros e crónicas de José Saramago.

“Acontece muitas vezes quando estou a ler aparecer uma imagem que depois vai ficando, vai ficando ali a moer e que eu não me consigo livrar dela e normalmente tenho que parar de ler, até que a imagem começa a definir-se melhor. Nenhum destes trabalhos é a síntese do livro, respeita aquele grupinho de palavras que estão ali escritas para que não haja dúvidas que são mesmo só aquelas”, explicou.

E estas vivências e lembranças são também o mote para o livro “De memórias nos Fazemos” que a também escritora lançou no ano que Saramago completaria 100 anos.

“Trata-se de trazer um pouco daquilo que são as minhas memórias, que sejam importantes para conhecerem melhor o escritor. Eu vou confessar uma coisa, o pai ainda hoje está em qualquer livro que eu leia, nunca aconteceu aquela coisa de dizer ‘agora vou matar o pai’. Isso nunca aconteceu”, referiu.

Violante Saramago Matos enalteceu a programação do festival literário dedicado ao pai.

O Festival Literário de Bragança, que decorre até sábado, conta ainda com sessões nas escolas e nas prisões, espectáculos de teatro, cursos de leitura e apresentações de livros.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário