Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 7 de maio de 2022

Caminhada "A Via da Prata" e apresentação do livro "Bom Caminho para Santiago" de José A. V. Carreto

 Domingo, 15 de maio, o dia começa com uma caminhada- Caminhos de Santiago "A Via da Prata". 

Esta caminhada vai ser entre Castrelos e Vinhais, com um percurso de aproximadamente 13 km. 

As inscrições são limitadas e obrigatórias no Posto de Turismo de Vinhais.

Aceite o nosso convite e vá desfrutar de uma paisagem magnífica durante a manhã. 

Mas para este dia, pode ainda marcar na sua agenda, a apresentação do livro " Bom Caminho para Santiago" de José A. V. Carreto, às 16 horas, no Centro Cultural de Vinhais.

SINOPSE

O Caminho Português da VIA DA PRATA – variante da Via de la Plata, o maior caminho peninsular a partir de Sevilha –, visa encurtar a distância para Santiago de Compostela e evitar as agruras dos Caminhos Sanabrês e Francês, e percorre em Portugal o Nordeste Transmontano com inicio na fronteira de Quintanilha (Bragança) e término em Segirei (Chaves) depois de atravessar Vinhais. 

Nele se contém a beleza natural e toda a espiritualidade que o caminho com o seu silêncio transmite e manifesta no peregrino.

No seu andamento se dá conta: do ambiente bucólico e da natureza que o envolve, como manifestação da sua beleza paisagística quase intocada, integrado no Parque Natural de Montesinho; da quase milenar arquitetura castreja, religiosa e laica; das suas lendas, memórias e tradições envoltas nas névoas do tempo longínquo, e toda a cultura, no seu mais amplo sentido, desde a gastronomia à antropologia, ao modo de ser transmontano e aos seus segredos. 

O Caminho está pronto a ser calcorreado por todos os peregrinos apoiados pelos albergues municipais e mostra-se com toda a potencialidade peregrina através das suas igrejas, mosteiros e santuários, aberto a revelar-nos os seus segredos e a permitir-nos decifrar os seus mistérios.

Sem comentários:

Enviar um comentário