Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

“O Arquivo Vai à Escola” mostra documentos dos séculos XII e XIV de Torre de Moncorvo

 Os técnicos do arquivo trazem até à escola réplicas de documentos como, o foral concedido à vila de Junqueira, o foral doado à vila de Santa Cruz da Vilariça, uma carta do rei D. Dinis.


Nos dias 9 e 10 de maio desenrola-se a atividade “O Arquivo vai à Escola” que visa levar ao conhecimento dos alunos do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo o funcionamento do Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo através da divulgação da documentação em pergaminho do século XII-XIV.

Os técnicos do arquivo trazem até à escola réplicas de documentos como, o foral concedido à vila de Junqueira, o foral doado à vila de Santa Cruz da Vilariça, uma carta do rei D. Dinis determinando que as terças das igrejas de Vila Flor se apliquem na construção da fortaleza de Moncorvo e uma Postura do concelho de Moncorvo, bem como documentos relevantes relativos ao século XIV.

Após a contextualização dos mesmos, os alunos podem observar os documentos originais respeitando as regras básicas de utilização de documentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário