Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Alunos de todo o país vieram fazer estágios de verão ao IPB

 O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) iniciou oficialmente, esta segunda-feira, a 23.ª edição do programa de estágios ‘Verão Tecpro IPB’ com uma simbólica sessão de abertura no Auditório Alcínio Miguel.


A coordenadora da iniciativa promovida pelo estabelecimento de ensino superior brigantino, a Dr.ª Anabela Martins, deu as boas-vindas aos 50 alunos, com idades entre os 14 e 17 anos, que até à próxima sexta-feira, dia 19 de julho, irão explorar temáticas técnico-científicas. “Esta iniciativa compreende estágios de verão com atividades técnico-científicas e, simultaneamente, outras atividades culturais e recreativas para dar a conhecer a região e divertirem-se, dado estes alunos estarem no período de férias. O nosso objetivo é dar a conhecer as potencialidades técnico-científicas, garantindo a oportunidade de praticar uma atividade laboratorial nas várias áreas de formação do IPB, neste caso todas as atividades são no âmbito do Centro de Investigação de Montanha, no CI de Digitalização e Robótica Inteligente e CI de Educação Básica.”

O número de alunos presentes nesta edição é drasticamente inferior comparativamente com as anteriores edições, mas esta redução no número de participantes apresenta as suas vantagens. “Contamos com a presença de 50 alunos, de vários pontos do país e alguns alunos estrangeiros a residir em Portugal há vários anos. Por norma, estes estágios juntam cerca de 150 jovens, mas esta redução no número de alunos foi intencional pois pretendemos um recomeço progressivo após os constrangimentos provocados pela pandemia. Ter menos alunos têm vantagens claras, nomeadamente no acompanhamento dos alunos e na vertente logística,” explicou a responsável.

Para Nelson Quina, investigador do Centro de Investigação de Educação Básica, na área da composição musical, esta é uma oportunidade para a transmissão de conhecimentos e desmistificar certos conceitos. “Esta iniciativa visa partilhar ideias e dar novos mundos relativamente às experiências de educação que temos efetuado. Esperamos dar uma nova visão educativa e facilitar a democratização da música através das novas tecnologias”.

Os alunos presentes mostraram-se motivados e preparados para as atividades propostas. A brigantina Carolina Teixeira, aluna do Agrupamento de Escolas Abade Baçal, espera aproveitar da melhor maneira este estágio. “Pretendo conhecer novas pessoas e realidades, adquirindo ferramentas que possam contribuir para o meu percurso académico”.

De Faro viajou a jovem Eugénia. A estudante de nacionalidade ucraniana realçou a importância deste estágio para potencializar os seus conhecimentos. “É uma boa oportunidade para mim, estou num estágio de composição musical e aproveitei esta iniciativa para estudar e visitar Bragança, ficando a conhecer melhor Portugal”.

O “Verão TecPro IPB “ é um projeto de estágios de Verão do IPB que visa proporcionar aos estudantes do ensino Técnico-Profissional, estudantes lusodescendentes e estudantes estrangeiros do Ensino Secundário e Técnico-Profissional uma oportunidade de aproximação à realidade da atividade de investigação de base tecnológica e profissionalizante em Portugal.

Guilherme Moutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário