Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Novos concelhos da Região integram a rede nacional de cartórios

 A rede de cartórios notariais, que conta já com cerca de 450 cartórios no continente e ilhas, será alargada a 23 localidades, 11 das quais também no interior e ilhas, onde não existem cartórios, permitindo a estas populações o acesso a serviços sem a necessidade de se deslocarem a outras localidades.


Os habitantes de Vila Flor, Penedono, Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Almeida e Tabuaço poderão, em breve, ver facilitados o pedido de certificados, procurações e reconhecimentos de assinaturas e aceder a novos serviços como o arquivo eletrónico nacional de escrituras; temas relacionados com heranças, testamentos e inventários; negócios referentes a bens imóveis e móveis e ainda para tratar de assuntos relacionados com sociedades comerciais, marcas e associações.

A rede de cartórios notariais, que conta já com cerca de 450 cartórios no continente e ilhas, será alargada a 23 localidades, 11 das quais também no interior e ilhas, onde não existem cartórios, permitindo a estas populações o acesso a serviços sem a necessidade de se deslocarem a outras localidades. Serão ainda atribuídas licenças de abertura de cartório notarial nos concelhos de Mangualde, Mortágua, Sintra, Lisboa, Cantanhede, Torres Vedras, Matosinhos, Ponte de Lima, Amadora, Santarém, Figueira da Foz e Valongo.

Segundo o Bastonário da Ordem dos Notários, a este ritmo “vamos finalmente cumprir o desígnio de ter um cartório por concelho, uma rede verdadeiramente nacional, já em 2023”, e manifestou ainda “total disponibilidade dos notários para assumirem novos desafios e novas funções, nomeadamente no cadastro, nas suas diversas componentes, uma das mais importantes reformas neste país.”

Na ocasião, foram revelados dados recentes sobre a Plataforma Eletrónica de Arquivo Digital, que conta já com 75 mil escrituras públicas arquivadas eletronicamente e 150 mil consultas de certidões com a preservação do seu valor legal.

A cerimónia de atribuição de licenças, no âmbito do 8º concurso público, teve lugar hoje, dia 7 de setembro, pelas 15 horas, na sede da Ordem dos Notários, e contou com a presença do Secretário de Estado da Justiça, Pedro Tavares, que afirmou “os notários são parte integrante e fundamental da imagem da justiça”, salientando ainda o seu papel para os cidadãos como “agentes da transformação da justiça, que pode e deve contribuir para a construção de um notariado cada vez mais eficiente e moderno”.

Sem comentários:

Enviar um comentário