Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Município de Miranda do Douro vai criar "Pulmão da Cidade" no parque do Rio Fresno

 O município de Miranda do Douro vai investir mais de um milhão de euros no Parque Urbano do Rio Fresno


Segundo explicou a presidente da câmara, Helena Barril, o projecto passa por ali se criar o "Pulmão da Cidade", com um bosque, e ainda valorizar o parque, que fica em plena cidade e se estende por cerca de um quilómetro e meio. "Pretendemos valorizar o próprio parque e torná-lo cada vez mais atractivo. De certa forma, com isto, queremos amenizar o impacto do aquecimento global, com a plantação de árvores. Serão, consequentemente, criadas sombras, criando um parque com um espaço vocacionado para as pessoas terem as suas merendas, passearem, tornando-se um ponto de encontro e tornando-o também mais atractivo para quem o visita".

Outra das pretensões da câmara é promover os valores naturais e valorizar as áreas protegidas, as paisagens e a biodiversidade. Por isso, no bosque, serão plantadas apenas espécies autóctones. "Queremos com esta plantação de árvores valorizar as nossas árvores autóctones. O arvoredo que vamos plantar passa por carrascos, oliveiras, zimbros, castanheiros e outras plantas. Temos conhecimento de muita reflorestação que foi feita no país, incluindo em Miranda do Douro, que nada tinham a ver com as nossas plantas e desvalorizaram a paisagem. Queremos apostar nas árvores autóctones".

Este é um projecto totalmente financiado por Fundos Europeus. "O valor está orçado em um milhão 161 mil euros. Vamos lançar o concurso. Estamos ansiosos que este projecto vá para a frente".

O parque urbano é uma área de lazer, inaugurada em 2007, que oferece circuitos pedonais nas margens. Ao longo do rio, há moinhos, fontes e azenhas recuperadas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário