Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Orçamento municipal de Freixo de Espada à Cinta conta com 15 milhões de euros

 O município de Freixo de Espada à Cinta tem um orçamento de 15 milhões de euros para este ano


Este orçamento tem em conta a dívida a curto prazo do município, que ronda os quatro milhões de euros.

“Aquilo que o município fez em relação a este orçamento foi fazer um orçamento realista. Aquilo que se acautelou foi colocar neste orçamento a dívida de curto prazo, que estava omissa. O que detectamos é que em vez de 1,5 milhões de euros de dívida de curto prazo, havia 4 milhões, o que incrementou dificuldades financeiras ao orçamento”, explicou o presidente da câmara, Nuno Ferreira.

No orçamento está também contemplado o apoio aos jovens estudantes que se mantêm em Freixo e daqueles que vão estudar para a vila, assim como o transporte dos alunos. Na área da educação, vai comparticipar medicamentos e financiar o transporte de doentes oncológicos e de famílias carenciadas. Outra das prioridades é o apoio à habitação social.

“A aprovação do 1º Direito, que é um programa de acção social e onde conseguimos 4,5 milhões de euros de financiamento a 100% para a habitação social e 1,5 milhões indirectamente que virá também para Freixo e que terá que ser executado ao longo de três anos”, acrescentou.

Quanto a empreitadas, contempla a melhoria de acessibilidades e a obra na Santa Casa da Misericórdia de Freixo.

“A obra na Misericórdia tem um orçamento de 600 mil euros e o projecto das acessibilidades, que será intervencionado quer na vila, quer nas freguesias de Ligares e Lagoaça, tem uma verba de 700 mil euros”, disse.

Este ano, a Câmara de Freixo de Espada à Cinta vai aplicar a taxa mínima de IMI, ou seja 0,3%, e vai devolver aos munícipes 2,5% do IRS.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário