Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Projetos para remoção de barreiras em rios permite salvar peixes ameaçados de extinção

 A ANP/WWF - Associação Natureza Portugal vai avançar com três projetos de remoção de barreiras fluviais nos rios Sabor, Sousa e Vascão que permitem salvaguardar espécies piscícolas ameaçadas de extinção, como o saramugo e a enguia.

Foto: Arquivo Global Imagens

Os estudos preparatórios estão a ser desenvolvidos com o apoio e financiamento do programa "European Open Rivers Programme", uma organização que atribui fundos dedicados à remoção de barreiras para o restauro da continuidade fluvial dos rios, adiantou uma fonte daquela associação ambientalista.

O financiamento vai permitir realizar visitas de campo para identificar e mapear barreiras fluviais nos três rios, bem como para estudar a viabilidade da sua remoção.

No rio Sabor, no concelho de Bragança, vai ser retomada a preparação para a retirar o açude do Prado Novo (Montesinho) e outro próximo da aldeia de Gimonde. "Ambos os açudes já tinham sido identificados como prioritários para remoção por um estudo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em 2014. Com esta remoção, estaremos a beneficiar espécies nativas de peixes, bem como mamíferos altamente ameaçados como a toupeira-de-água, que ocorre apenas em algumas partes do norte de Portugal, Espanha, Andorra e França", descreveu a fonte.

No rio Sousa, na zona de Felgueiras, o objetivo passa por remover 13 açudes, ao longo de 21 quilómetros, mais de um terço do total do comprimento do curso de água. Estes trabalhos vão permitir a proteção de espécies de peixes migratórios de valor económico e que estão em risco de extinção. "Primeiramente, serão feitos os preparativos para remover a barreira mais próxima da foz do rio Douro, o que deverá levar à remoção das restantes 12 barreiras no seu devido tempo", destacou a mesma associação ambientalista.

No rio Vascão, um afluente do Guadiana, vão proceder à remoção do açude de Galaxes, para "aumentar significativamente as operações nesta área, removendo mais duas barreiras na mesma ribeira - Ribeira de Odeleite - e 12 barreiras no rio Vascão", acrescentou a fonte.

O rio Vascão e a ribeira de Odeleite acolhem as únicas populações sobreviventes em Portugal de saramugo, uma das espécies de peixe de água doce não migratórios mais ameaçadas.

Prevê-se restaurar 93 quilómetros de rio de fluxo livre e melhorar o habitat, do saramugo e da enguia europeia, bem como de outras espécies nativas em risco de conservação, incluindo mamíferos como a lontra e o lince ibérico.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário