Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de março de 2023

“Bragança faz um compromisso inteligente entre a tradição e a inovação”, diz economista

 O economista Francisco Jaime Quesado escolheu Bragança para o início do seu périplo pelo interior de apresentação do seu sexto livro, “Nova Competitividade - Mais Valor com mais Inovação”, concelho que tem “um compromisso inteligente entre tradição e inovação”.


A sessão de apresentação decorreu no dia 02 de março, no Brigantia Ecopark, perante uma plateia de alunos internacionais.

“É o meu sexto livro e, basicamente, é uma espécie de balanço de 40 anos de escrita.

Há 40 anos escrevi o meu primeiro artigo para o Jornal de Notícias. Também escrevi durante 25 anos para o Expresso. Achei que era interessante celebrar estes 40 anos através do lançamento de um novo livro manifesto, que é uma síntese do que têm sido os meus pensamentos ao longo dos anos sobre competitividade, inovação, etc.”, explicou o autor ao Mensageiro.

Francisco Jaime Quesado integrou a equipa que negociou a vinda da Faurecia para Bragança, no início do século XXI.

“Tenho uma ligação a Bragança de alguns anos. Acompanhei o então presidente da Câmara, Jorge Nunes, na captação do investimento da Faurecia para Bragança.

Achei que era importante assinalar a apresentação [do livro] no interior”, frisou.

O livro está dividido em seis capítulos (talento, inovação, qualidade das instituições, ética e sustentabilidade, modelos de negócio e capacidade de ter escala internacional).

“Trinta anos depois de o professor Michael Porter ter estado em Portugal e ter feito um estudo sobre a competitividade portuguesa, e numa altura em que nos debatemos com indicadores menos positivos, nomeadamente o excesso de centralização de Lisboa em relação ao resto do país, a perda de competitividade em alguns indicadores internacionais, é uma altura muito boa para repensarmos este tema e construir uma nova agenda competitiva”, defendeu Francisco Jaime Quesado.

Sobre Bragança, o autor acredita que “faz um compromisso inteligente entre a tradição e a inovação”. “É uma marca muito ligada ao ambiente, ao território. Este local [Brigantia Ecopark] é um bom exemplo disso”, sublinhou.

Do seu ponto de vista, é necessário “criar mecanismos às pessoas que já cá estão para lhes permitir alguma qualidade de vida”.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário