Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de março de 2023

Morreu o gastrónomo brigantino Armando Fernandes

 Morreu esta quarta-feira, aos 78 anos, o gastrónomo e escritor Francisco Armando Fernandes.


Francisco Armando Fernandes faleceu esta quarta-feira, dia 8 de março de 2023, e estava internado na unidade hospitalar de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo, tinha 78 anos.
O corpo de Francisco Armando Fernandes vai ser velado na Casa Funerária de Rio de Moinhos, em Abrantes, a partir das 15 horas de hoje até às 10/11 horas de sexta-feira. Depois, parte para enterrar em Lagarelhos, concelho de Vinhais, no distrito de Bragança.

Francisco Armando Fernandes nasceu em Bragança a 6 de maio de 1945, mas vivia em Rio de Moinhos.
Licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, concluiu o Curso Superior de Bibliotecário-Arquivista na Universidade de Coimbra e é Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Investigador na área da História da Alimentação, Costumes e Usanças Alimentares e consultor cultural.
Armando Fernandes, como era conhecido, trabalhou em consultoria cultural e foi inspetor de bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian.
Colaborador, desde sempre, em vários órgãos de comunicação social nacionais e também regionais, entre eles a Antena Livre onde assinava uma crónica de opinião às quartas-feiras, desde 2005. Assinava todos os meses no Jornal de Abrantes uma crónica de opinião desde 2021.
Homem da cultura e gastrónomo dedicado, investigou a história da cultura e das culturas regionais, do municipalismo, da história dos produtos, da alimentação e da gastronomia.
Tem diversos livros publicados, entre os quais “À mesa em Mação – Carta Gastronómica”, que lhe valeu o Prémio Internacional de Literatura Gastronómica, em 2014.
Desenvolveu atividade no domínio das indústrias culturais e criativas, tem diversas obras publicadas e colaborava em vários órgãos de imprensa.
É autor das seguintes obras, entre outras: Contrastes e Transformações na cidade de Bragança: 1974-2004; Contrastes e Transformações em Vila de Rei 1974-2004; Contrastes e Transformações em Vila de Rei 2005-2013; Bragança Marca a História/A História Marca Bragança; Meu Nome é Bragança; Figuras Notáveis e Notórias Bragançanas; Cadernos de Receitas Transmontanas; Comeres Bragançanos e Transmontanos; À Mesa em Mação – Carta Gastronómica (Prémio da Academia Internacional de Gastronomia); Cozinha Económica em Portugal; Sabores da Aldeia – Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto, (Prémio Francisco Sampaio); Ágape – Banquete Ritualístico Maçónico; Carta Gastronómica do Concelho de Bragança.
Colaborador permanente da Revista INTER – Comeres. Beberes, e outros prazeres e escreveu nos jornais O Ribatejo, A Barca, Mensageiro de Bragança, Nordeste Informativo, Jornal de Abrantes, no digital Médio-Tejo e na Rádio Antena Livre. É igualmente autor de conteúdos para o projeto Observatório Nacional da Gastronomia em Santarém.
Estava atualmente envolvido na terceira revisão da Carta Gastronómica do concelho de Mação.
O Grupo Media On, detentor da Rádio Antena Livre, Rádio Tágide e Jornal de Abrantes, assim como toda a sua equipa, apresenta sentidas condolências à família e lamenta a perda de um colaborador que todas semanas tinha o condão de nos provocar um sorriso.
Armando Fernandes estava internado no hospital de Abrantes, onde viria a falecer.
Natural de Bragança, onde nasceu em 06 de maio de 1945, estava há vários anos radicado em Rio de Moinhos (Abrantes).
Licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, concluiu o Curso Superior de Bibliotecário-Arquivista na Universidade de Coimbra e é Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Foi investigador na área da História da Alimentação, Costumes e Usanças Alimentares e consultor cultural.
Desenvolvia atividade no domínio das indústrias culturais e criativas, com diversas obras publicadas, para além de colaborar em vários jornais.
É autor de obras como Figuras Notáveis e Notórias Bragançanas; Contrastes e Transformações na cidade de Bragança: 1974-2004; Contrastes e Transformações em Vila de Rei 1974-2004; Contrastes e Transformações em Vila de Rei 2005-2013; Bragança Marca a História/A História Marca Bragança; Meu Nome é Bragança; Cadernos de Receitas Transmontanas; Comeres Bragançanos e Transmontanos; À Mesa em Mação – Carta Gastronómica (Prémio da Academia Internacional de Gastronomia); Cozinha Económica em Portugal; Sabores da Aldeia – Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto, (Prémio Francisco Sampaio); Carta Gastronómica do Concelho de Bragança.

Jornal de Abrantes

-----

O Memórias... e outras coisas apresenta sentidos pêsames à família e amigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário