Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de abril de 2023

Baixo Sabor tem no balonismo um novo atrativo para promover o território

 O potencial turístico dos Lagos do Sabor, no nordeste transmontano, tem um novo atrativo com a descoberta deste território através de voos de balão de ar quente, uma iniciativa que a organização considera que veio para ficar.


Os voos realizam-se no Sabor & Vilariça Ballon Fest, que decorre até domingo nos concelhos do Baixo Sabor, concretamente em Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Macedo de Cavaleiros, a que se junta o concelho vizinho de Vila Flor, em pleno Vale da Vilariça, no distrito de Bragança.

Pelos céus deste território vão voar livremente e ao sabor do vento 13 balões de ar quente de países como a Lituânia, Espanha, Portugal e Países Baixos, que podem transportar até seis pessoas, mais o piloto deste tipo de aeronave. Haverá ainda voos estáticos nos cinco concelhos, no período da noite.

Este festival de balonismo acontece pela primeira vez e conta com a organização do Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS) e da entidade regional do Turismo do Porto e Norte, que pretendem que, no futuro, tenha amplitude internacional, dado o potencial desta região para este tipo de atividade de lazer e recreio.

Segundo o secretário executivo da AMBS, Vítor Sobral, trata-se de uma iniciativa que “é já uma aposta ganha”, sendo o balonismo “algo que se pretende que faça parte da estratégia e que vai ser consolidado durante muitos anos no território”.

Para o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel, esta é uma iniciativa que poderá contribuir para a implementação da estratégia delineada pelos quatro municípios para os Lagos do Sabor para o turismo.

“O balonismo vai-se constituir como um polo dinamizador do turismo no Baixo Sabor, havendo já quem preveja a instalação de voos de balão de ar quente neste território, dada a beleza das paisagens entre as montanhas e o rio Sabor”, vincou o autarca.

Vítor Sobral disse também que o Sabor & Vilariça Ballon Fest já superou todas expectativas, visto que em cerca de 35 minutos após a abertura de inscrições para os voos foram registados um “milhar de pedidos de pessoas de todo o país e de Espanha”, o que obrigou a abrir mais 500 vagas nos cinco municípios aderentes à iniciativa.

Esta manhã, no âmbito daquele que foi o primeiro voo livre do festival, os pilotos também deram nota positiva às condições para o balonismo, com o lituano Tomas Olevsonas a destacar a beleza da paisagem do Baixo Sabor.

“As paisagens são maravilhosas com destaque para os lagos do Sabor e as montanhas circundantes. É terceira vez que voo em Portugal e fiquei encantado com toda esta envolvência”, frisou o piloto de balão de ar quente.

Também Guido Santos, piloto de balão, avançou que, após este primeiro voo em Mogadouro, fica sempre a vontade de voar mais neste território.

“É uma zona muito viável para o voo em balões com capacidade até seis pessoas. Seria muito interessante ter aqui um balão de ar quente a operar neste território dos Lagos do Sabor. Poderia ser partilhado entre as autarquias”, rematou.

Quem teve a sua primeira experiência de voo em balão de ar quente ficou maravilhado com este tipo de atividade e a serenidade das condições meteorológicas para esta prática.

“A paisagem vista do ar é soberba, nada a comparar com o que vemos de baixo. Foi um voo tranquilo e sem sobressaltos. Não consigo descrever o que vi de lá de cima. É espetacular”, disse David Rodrigues, que é fotógrafo.

Para alcançar o sucesso, na ótica dos promotores deste festival, é necessário que haja várias edições do evento “com o objetivo de atrair operadores turísticos para poderem desenvolver a atividade.

Segundo dados avançados pelo TPN, o peso económico do balonismo é de dois milhões de euros e estima-se que, em 2022, tenham sido transportados em Portugal cerca de 7.500 passageiros por todos os operadores, sobretudo em voos de natureza turística.

O programa do festival continua hoje à noite, em Mogadouro, com voos estáticos. Depois, segue-se Vila Flor, também com voos estáticos e livres. Neste concelho haverá na sexta-feira o espetáculo Night Glow, onde os balões de ar quente vão poder sincronizar os seus queimadores com música eletrónica.

Já no sábado, chega a vez do concelho de Torre de Moncorvo, com voos livres ao início da manhã e estáticos à noite, e o mesmo acontece no domingo em Macedo de Cavaleiros, que encerra este primeiro festival de balonismo do Baixo Sabor e Vale da Vilariça.

FYP // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário