A iniciativa foi promovida pela junta de freguesia de Mirandela no âmbito da semana alusiva ao “Challenge Plogging”. A intenção foi sobretudo “sensibilizar as pessoas para a importância de terem comportamentos responsáveis, para não deitarem papéis para o chão, ou outro tipo de resíduos, para fazerem uma separação, uma reutilização de todos os produtos que utilizam no dia-a-dia, mas também fazer uma caminhada de 4,8 quilómetros”, adianta o presidente da junta de Mirandela.
Luís Carlos Soares diz que o percurso escolhido não foi ao acaso. “Já tínhamos identificado alguns sítios onde existe uma maior concentração de lixo na cidade e que os serviços de limpeza urbana conhecem bem, pelo que houve esse cuidado de colocar o percurso nestas zonas e as pessoas tiveram a perfeita consciência que existem comportamentos irresponsáveis que precisam de ser combatidos e é para isso que cá estamos, para sensibilizar para estas questões ambientais”, acrescenta.
E entre os participantes, destaque para muitos jovens que dizem ter ficado admirados com a quantidade de lixo que encontraram. “Havia muitos cigarros, plásticos, metais e vidros. Acho que as pessoas deviam ser mais responsáveis”, contam Marta Correia, Francisco Costa, Afonso Taveira e Ana Teresa que participaram no Plogging promovido pela junta de freguesia de Mirandela, uma atividade que alia a prática de exercício físico à recolha de lixo.
Sem comentários:
Enviar um comentário