Foi, esta manhã, anunciada oficialmente a adesão do Município de Freixo de Espada à Cinta à Rede Cidades e Vilas que Caminham, uma iniciativa promovida pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) e Red de Ciudades que Caminan de Espanha (RCC). O anúncio ocorreu durante a 1ª reunião técnica online realizada por técnicos da autarquia, subordinada ao tema "O Espaço Público: Evolução do Conceito, Método de Desenho e Boas Práticas de Portugal e Espanha".
O Município de Freixo de Espada à Cinta é o único concelho do distrito de Bragança a pertencer a esta rede, que tem como objetivos incentivar os Municípios portugueses a utilizar este mecanismo internacional para dinamização de novos conhecimentos e competências, partilhando metodologias, soluções técnicas e boas práticas, cimentadas através de ações de sensibilização e formação. A Rede Cidades e Vilas que Caminham pretende, também, promover a humanização e descarbonização dos territórios e da sociedade, reforçando as condições de caminhabilidade, a melhoria da qualidade de vida e dos parâmetros de saúde pública, a melhoria do comércio local, a contribuição para a igualdade de género, o aumento da segurança na circulação pedonal e viária, e a colaboração em rede e transversal para responder, de forma eficaz e assertiva, aos desafios das cidades, vilas e lugares habitados. A Bandeira da Rede Cidades e Vilas que Caminham será entregue, brevemente, ao Município de Freixo de Espada à Cinta.
O pedido de adesão à Rede Cidades e Vilas que Caminham aconteceu logo a seguir ao VII Congresso - Cidades que Caminham, que teve lugar nos dias 8 e 9 de setembro de 2022, no Porto, e no qual o Executivo Autárquico esteve representado pela Vice-Presidente da Câmara Municipal, Ana Luísa Peleira. Este Congresso reuniu governantes, autarcas, técnicos, representantes de instituições públicas e privadas, universitários, empresários e dirigentes e foi um marco de excelência pelas comunicações dos oradores e pelo intenso debate de ideias e trabalho comum que se seguiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário