Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de abril de 2023

Obras de conservação e valorização do Castro de Vilarinho dos Galegos vão ser inauguradas

 Este local arqueológico com cerca de 2500 anos, que agora se encontra musealizado, é um importante recurso endógeno do concelho de Mogadouro, com grande potencial de contribuir para a economia sustentável da região, ancorando um foco de crescimento socioeconómico na exploração equilibrada dos património histórico-cultural.


No dia 30 de abril, domingo, a Câmara Municipal de Mogadouro vai promover a inauguração do projeto “Valorização e Conservação do Castelo dos Mouros, 2.º fase e Castelo de Oleiros”.

Esta atividade decorre integrada nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (celebrado a 18 de abril) e vai incluir a apresentação do livro “Actas do II encontro de Arqueologia de Mogadouro – 2014”, uma publicação que reúne os resultados da intervenção levada a cabo apara a Valorização e Conservação do Castelo dos Mouros de Vilarinho dos Galegos.

Esta obra foi editada no âmbito do projeto a inaugurar, com cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 202), através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 241.101,48 €.

Após esta apresentação técnica será feita uma visita ao próprio sítio arqueológico, que após a obra realizada se tornou um local e um recurso cultural visitável, apelativo e inserido num enquadramento paisagístico único, em pleno Parque Natural do Douro Internacional.

Este local arqueológico com cerca de 2500 anos, que agora se encontra musealizado, é um importante recurso endógeno do concelho de Mogadouro, com grande potencial de contribuir para a economia sustentável da região, ancorando um foco de crescimento socioeconómico na exploração equilibrada dos património histórico-cultural.

Tendo iniciado em 2020, este projeto tem data de encerramento prevista para o dia da sua inauguração, mas o Município de Mogadouro já tem novos planos para continuar a desenvolver e a dinamizar este recurso patrimonial, integrando os Castros recuperados nas localidades de Vilarinho dos Galegos (Castelo dos Mouros) e Bemposta/Urrós (Castelo de Oleiros) em rotas de visitação turística e académica nacionais e internacionais. A localização destas estruturas arqueológicas na linha de fronteira com Espanha é também um elemento estratégico a ter em conta nas ações que virão a ser desenvolvidas no futuro.

A atividade de inauguração terminará com um lanche em plena natureza, no Castelo dos Mouros de Vilarinho dos Galegos.

Sem comentários:

Enviar um comentário