Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de abril de 2023

LARES DE IDOSOS DO DISTRITO DE BRAGANÇA PASSAM A TER O BALCÃO SNS 24

 PROTOCOLOS FORAM ASSINADOS, ESTA QUINTA-FEIRA, NO LAR NOSSA SENHORA DA PAZ EM MIRANDELA


13 instituições particulares de solidariedade social do distrito de Bragança  associadas da União das Misericórdias Portuguesas, vão passar a dispor dos serviços do Balcão SNS 24 para acesso e prestação de serviços de telessaúde aos utentes que estão nas diversas ERPIS - Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.

Estas estruturas de acesso aos vários serviços digitais já estão disponíveis em diversas câmaras municipais, juntas de freguesia e balcões do cidadão, desde 2020, mas agora passam a estar também nos lares de idosos que, esta quinta-feira, assinaram protocolos com a Administração Regional de Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, no Lar Nossa Senhora da Paz, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.

“As Teleconsultas ou a renovação de receitas aos idosos, sem ser necessária a deslocação aos centros de saúde, serão os serviços que passarão a estar mais facilitados com o Balcão SNS 24”, adianta Eugénia Duarte, a coordenadora da Unidade de Acompanhamento dos projetos de telessaúde. 

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela não tem dúvidas de que o Balcão SNS 24 vai trazer enormes benefícios para os lares de idosos. “Temos situações muito frequentes de vários idosos que são levados à urgência por situações, muitas vezes ligeiras, mas, na dúvida, as funcionárias dos lares não arriscam e preferem proceder dessa forma. Com o Balcão SNS 24, o conselho médico ou de enfermagem do outro lado da linha, pode evitar essa saída, facilitando a vida dentro dos lares, reduzindo despesas, e a ocupação de recursos humanos”, refere Adérito Gomes.

O também presidente do Secretariado Regional de Bragança da União das Misericórdias avança com outro exemplo para reforçar a importância deste serviço digital. “Na questão das receitas, há misericórdias que se não tiverem médicos têm de levar os idosos a um centro de saúde para prescrever uma simples receita médica e com este novo serviço isso passará a ser desnecessário”, acrescenta Adérito Gomes.

O Balcão SNS 24 passa a estar disponível em 13 das 14 ERPIS de instituições do distrito de Bragança ligadas à União das Misericórdias.

De fora fica apenas a Santa Casa da Misericórdia de Vimioso.

Artigo escrito por Fernando Pires
(jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário