Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de abril de 2023

Selo UNESCO do Carnaval de Podence vai ser reavaliado este ano

 O Selo UNESCO atribuído em 2019 às Festas de Inverno, Carnaval de Podence vai ser reavaliado este ano.


O processo acontece de quatro em quatro anos, para o comité verificar se estão a ser cumpridos os requisitos do Plano de Salvaguarda.

O presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, António Carneiro, acredita que vai ser renovado:

“Penso que sim porque não tivemos ainda qualquer situação de anomalia, antes pelo contrário, as coisas têm corrido normalmente e o feedback é positivo.”

Duas das imposições do plano de salvaguarda era a renovação da Casa do Careto, que está a ser feita, e a criação da Oficina do Careto:

“Fazia parte do Plano de Salvaguarda a renovação da Casa do Careto, que está a ser feita. Trata-se de uma intervenção a nível geral do museu, com novos conteúdos e também será uma mais-valia pois aquele espaço foi criado há 19 anos, com pouco conhecimento científico, e agora, com uma candidatura que está aprovada, com fundos comunitários, está a ser renovado.

Outra das coisas que temos em mente, e também faz parte do Plano de Salvaguarda, é a criação da Oficina do Careto, que está prometida e aprovada no projeto Valorizar. Vai ser feita na antiga Escola Primária e pensamos que por altura do Festival do Careto já esteja a funcionar, mas não depende só de nós.”

Uma das lutas antigas é a aquisição de um terreno para a construção do Museu dos Caretos de Trás-os-Montes, que não tem sido fácil devido à falta de entendimento entre a família proprietária.

António Carneiro avança desenvolvimentos no processo:

“Após o Entrudo Chocalheiro, o Município já encetou as démarches junto de alguns proprietários para fazer a compra.

Apresentou uma proposta e estamos a aguardar se os proprietários aceitam aqueles valores. Se não aceitarem, o Município terá de tomar outras medidas, colocando aquilo como um terreno de utilidade pública, como tem feito em outras situações.

Se o Município conseguir esta aquisição, estão reunidas as condições para a construção do chamado Museu do Careto, em frente à Casa do Careto.”

O Comité da UNESCO que vai dar o resultado da avaliação reúne-se este ano no Botswana, em dezembro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário