Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Escritor de Bragança apresenta críticas à região no “Serrar a Velha Por Detrás-os-Montes”

 Foi através da poesia e à boleia da tradição Serrar a Velha que o escritor Flávio Vara endereçou as suas críticas a Trás-os-Montes

São mais de 40 poemas reunidos no livro “Serrar a Velha Por Detrás-os-Montes”. A sociedade e os seus comportamentos foram a sua grande inspiração. “Uma das críticas é à dissimulação, fingimento, como por exemplo vigário plagiário. As facetas um pouco falsas de como se vive a religião. Sou católico mas não aceito muitas coisas em nome da religião. Os católicos não devem ser passivos nem dominados pelo clero”.

Natural de Rio Frio, Bragança, antigo docente da Faculdade de Letras de Lisboa e antigo assessor do Ministério da Indústria e Energia, Flávio Vara sempre teve um papel activo na denúncia daquilo que não considerava ser correcto. Enquanto estudou em Coimbra escreveu um livro a criticar a praxe e enquanto professor denunciou o copianço nos exames. Esta nova obra exprime mais uma das suas revoltas. “Eu revolto-me, reajo, não sou uma pessoa passiva”.

O último livro de Flávio Vara foi lançado em 2018, intitulado “A Nata do Povo”. Agora apresenta uma série de criticas na obra “Serrar a Velha”, com a promessa de “serrar o resto em futuros Carnavais”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário