Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Festival Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro, passou pela Igreja de S. Pedro em Macedo de Cavaleiros

 O festival centra-se na atuação de quartetos, das diversas valências. O principal objetivo é divulgar o património, portanto os concertos decorrem em monumentos considerados de interesse municipal, refere Rui Fernandes, diretor do festival:


” Este festival percorre vários municípios e  este ano percorreu 7. É um festival onde só convidamos quartetos e queremos divulgar o património construído, por isso que o festival se chama “Oito Mãos, Monumentos com Música Dentro.

As igrejas e outros sítios religiosos têm uma excelente acústica. A decisão de fazer aqui cabe à Câmara Municipal.”

A ideia é que no próximo ano o festival decorra em outras zonas, com o intuito de dar a conhecer os quartetos nacionais e internacionais por todo o país.

” Normalmente tem sido feita em Trás-os-Montes e Alto Douro. No próximo ano, queremos tentar alargar esta área geográfica porque nos interessa divulgar os excelentes quartetos que existem, não só em Portugal, como também no estrangeiro e aliar essa questão ao património. Às vezes até convidar as pessoas do local para virem, porque passam todos os dias por um património que é deles e provavelmente não reparam.  E assim estão a reparar no património e na música que vai ser tocada aqui. O nosso objetivo é trazer o maior número de pessoas, mas também nos agrada saber que quem vem, vem pela música.”

O espetáculo em Macedo de Cavaleiros ficou nas mãos de um quarteto de acordeão. Foram tocadas diversas obras, desde adaptações de temas emblemáticos à Música Tradicional Portuguesa, afirma Pedro Santos, diretor do quarteto Bayan Quartet:

” Somos um quarteto de acordeões de concerto, que vamos abranger um reportório, que normalmente não é muito ouvido este instrumento. Vamos começar com uma área muito conhecida, passamos para algumas adaptações feitas por este quarteto de obras emblemáticas das grandes orquestras sinfónicas e acabamos por interpretar algumas obras populares portuguesas feitas pelo impulsionador do acordeão de concerto em Portugal. É uma adaptação de vários quadros de música tradicional, com um formato concertista.”

A 6º edição do festival decorreu entre os meses de junho e setembro, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário