Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 17 de setembro de 2023

Que espécie é esta: toutinegra-de-bigodes

 O leitor Manuel Silveira fotografou esta ave a 5 de Setembro em Miranda do Douro e quis saber qual a espécie. Gonçalo Elias dá-lhe a identificação.
“Gostaria da vossa ajuda na identificação desta ave que fotografei no passado dia 5 de setembro em Miranda do Douro”, escreveu o leitor à Wilder.


Trata-se de uma toutinegra-de-bigodes (Curruca iberiae).

Espécie identificada por: Gonçalo Elias, responsável pelo portal Aves de Portugal.

É uma toutinegra-de-bigodes, também chamada toutinegra-carrasqueira.

O nome científico é actualmente Curruca iberiae, contudo esta espécie foi recentemente alvo de revisões taxonómicas e em muitos guias de campo aparece com a designação Sylvia cantillans.

Trata-se de uma espécie estival nidificante, que está presente no nosso país entre Março e Setembro.

Aparece principalmente na metade interior do país, sendo especialmente abundante no nordeste transmontano.

Sem comentários:

Enviar um comentário