Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Residência do IPB em Bragança pode estar pronta daqui a um ano e meio

 Vai ser lançado, já na próxima semana, o concurso público para a construção da nova residência do IPB em Bragança


Vai permitir criar mais 200 camas. Estava previsto que as obras estivessem concluídas no início de 2024, mas o projecto de execução só foi terminado recentemente. O presidente do politécnico, Orlando Rodrigues, acredita que no prazo de um ano e meio a residência esteja pronta.

“O projecto de construção atrasou-se mais do que gostaríamos, tivemos alguns atrasos do gabinete a quem adjudicamos o projecto e isso gerou alguns atrasos, mas vamos lançar brevemente, na próxima semana seguramente, lançamos a empreitada para a construção e esperamos que num ano ou ano e meio a residência fique concluída”, vincou.

A obra tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.

Nos últimos anos o Instituto Politécnico de Bragança aumentou o número de vagas, o que fez disparar a procura de alojamento por estudantes. No entanto, o mercado não conseguiu acompanhar as necessidades.

“Há alguma dificuldade em encontrar alojamento pelos nossos estudantes, já há alguns anos que vem acontecendo. O politécnico cresceu muito, o número de estudantes cresceu muito nos últimos anos e gerou um desajustamento entre a oferta e a procura. A oferta vem-se adaptando, há construções a serem feitas especificamente a pensar nos estudantes, mas é sempre lenta essa disponibilização. Esperamos que se equilibre nos próximos tempos”, referiu Orlando Rodrigues.

A Pousada da Juventude de Bragança vai voltar alojar estudantes do ensino superior. O valor mensal vai variar entre 200 e os 300 euros por pessoa, em quartos duplos ou múltiplos, e inclui “pequeno-almoço, internet, limpeza diária, troca de roupa de cama e atoalhados semanalmente e utilização da cozinha de alberguista”. Orlando Rodrigues reconhece que é uma mais-valia, principalmente para os novos estudantes.

Esta medida faz parte do programa da Movijovem, que integra o Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior. Está em vigor desde 2019. Bragança faz parte da lista de 19 Pousadas da Juventude espalhadas por todo o país que aderiram ao projecto. Segundo informação avançada no site da Presidência da República, vai permitir aumentar cerca de 10% o número de quartos e camas disponíveis para estudantes em todo o país.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário