Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Festa da Azeitona e do Azeite termina com balanço positivo, em Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros

 A III edição da Festa da Azeitona e do Azeite terminou com um balanço positivo. O certame decorreu em Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros, este fim de semana.


O sábado foi animado com uma montaria ao javali, que contou com a adesão de mais de 170 caçadores, que como contextualiza a presidente da junta de freguesia da aldeia, Andreia Eugénio correu muito bem:

“Sim, fazemos um balanço positivo. Ontem tivemos a montaria e correu muito bem. E hoje também está a correr. Ainda não acabaram as atividades, mas está a correr muito bem. Começamos o dia com uma caminhada pelos trilhos do olival, onde não tivemos muita adesão, mas estamos a começar a dar os primeiros passos com esta festividade. Hoje à tarde, vamos ter ainda a apanha da azeitona e animação musical.

Um certame que tem como principal objetivo dar a conhecer tradições, mas também os produtos lá da aldeia, como o pão, queijo, fumeiro, doçaria, licores e também artesanato, contanto com sete expositores.

Um deles foi Artur Batista, com a empresa Art Chic, que é visita assídua em várias feiras do concelho. O seu trabalho consiste em personalizar chapéus, camisolas, canecas. Participa sempre nestas feiras, porque entende que é uma boa oportunidade para escoar os seus produtos:

“Porque gosto de participar. Penso que deveria haver mais feirinhas deste tipo. Faço tudo o que é produto de sublimação, na hora. Tudo o que as pessoas pedem, fotografias, nomes, emblemas de equipas de futebol, t-shirts, chapéus. Não temos loja física em Macedo, fazemos em casa, temos a nossa página do facebook e do instagram. Ainda não houve possibilidade de abrir uma loja, porque as rendas são muito altas, não há apoios e pessoas também há poucas. Não dá para tudo.

Também houve produtos invulgares como por exemplo, o licor de leite, trazido por Ernestina Mila, da aldeia vizinha do Peredo, que contou que vendeu tudo o que tinha de fumeiro, no primeiro dia, ficando só com os licores:

O licor leva leite, aguardente, um quilo de açúcar, baunilha, chocolate e limão. Tem muita saída este produto. Vendo muito bem. Trouxe licores de bolota, mirtilo, de morango, café, framboesa e vinho.

A participar pelo segundo ano consecutivo, na mostra económica, esteve Eva Fontes, que representa uma padaria local da freguesia:

“Compensa sempre vir. Primeiro, porque é uma questão de ajudar e participar em iniciativas em meios mais pequenos. E depois faz-se sempre algum negócio. Nós trazemos produtos de padaria, como o pão, filhoses, rosquilhas, económicos, folar, bolo rei. Mas também queijo de ovelha, fumeiro, entre chouriças e alheiras, e ainda aguardente, jeropiga, licores, doces e marmelada.

Já com uma nota e um cheirinho a Natal, Filipa Simões, que participa pela primeira vez numa feira, expõe produtos de artesanato, como refere:

Trajo artefactos de decoração de natal que eu faço em casa. Presépios, aldeias natal, O negócio está a correr bem. Estes produtos demoram um pouco a realizar e é preciso alguma paciência.

A montaria ao javali foi organizada pela Associação de Caça e Pesca de Olmos e Chacim e pelo Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros.

A mostra foi uma organização da Junta de Freguesia de Chacim, com o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros, o IPAN, o lagar de Azeite da aldeia, e a Comissão de Festas.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário