Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 2 de novembro de 2024

Projecto vai ensinar a criar territórios mais resilientes à perda da biodiversidade

 Durante 18 meses, o projeto europeu “De Monte a Monte – Territórios Resilientes” vai organizar atividades de formação sobre estratégias de gestão comunitária em prol de territórios mais resilientes às alterações climáticas e à perda de biodiversidade.

Foto: Associação Veredas da Estrela

O projecto começou com uma jornada na Serra da Nogueira sobre a gestão regenerativa de soutos de castanheiros, promovendo práticas adaptadas às mudanças climáticas e à preservação da biodiversidade.

Foto: Associação Veredas da Estrela

Esta iniciativa “reúne comunidades portuguesas e galegas em jornadas prático-teóricas, visitas de campo e formação em gestão florestal para criar territórios mais resilientes”, explicou, em comunicado, a Associação Veredas da Estrela. Cofinanciado pela União Europeia através do programa Erasmus+, o projeto tem duração de 18 meses e é coorganizado pela Associação Veredas da Estrela (Portugal), Fundação Montescola e Associação Verdegaia (Galiza, Espanha).

A 27 de outubro, uma saída de campo à Serra da Nogueira reuniu 30 participantes numa jornada de aprendizagem sobre práticas de gestão de soutos de castanheiros adaptadas aos desafios das alterações climáticas. Organizada pela Associação Veredas da Estrela, a visita teve como objetivo capacitar os participantes com conhecimentos práticos para a recuperação do souto que a associação está a restaurar após os incêndios de 2022 na Serra da Estrela.

A jornada focou-se na prevenção e no combate de doenças que afetam os castanheiros e em técnicas para aumentar a biodiversidade e a resiliência das florestas perante ameaças como os incêndios florestais. A ligação entre a biodiversidade e a diversidade alimentar, exemplificada pela presença de cogumelos na floresta, foi outro tema abordado. Deixar de fazer movimentações do solo para prevenir doenças e fomentar a presença de cogumelos micorrízicos foi uma das principais técnicas de gestão discutidas durante a visita.

“A visita não nos forneceu apenas conhecimentos teóricos, mas também mostrou de forma direta e tangível como diferentes estratégias de gestão podem influenciar a saúde das árvores e de todo o ecossistema”, comentou Corinna Lawrenz, presidente da Veredas da Estrela. “No nosso Soito do Futuro, que estamos a restaurar após o incêndio de 2022, queremos contribuir tanto para a produção local de alimentos como para a diversidade dos ecossistemas, e esta partilha de conhecimentos foi muito valiosa para nós.”

Esta saída de campo, que contou com o apoio do Município de Gouveia, foi a primeira de 10 jornadas prático-teóricas do lado português da fronteira, após o arranque do projeto na Galiza a 20 de outubro, onde a primeira jornada explorou técnicas de infiltração de água numa área recentemente deseucaliptizada.

As atividades de formação teórico-prática continuarão até abril de 2026, explorando técnicas de gestão e promovendo o intercâmbio de experiências para fortalecer a resiliência ambiental e social das comunidades rurais.

Foto: Associação Veredas da Estrela

A próxima jornada terá lugar no Ribeiro (Ourense, Galiza), a 16 de novembro. O projeto é aberto ao público e oferece uma acreditação de formação aos participantes.

Helena Geraldes

Sem comentários:

Enviar um comentário