Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

CCDR NORTE e Carrazeda de Ansiães acordam cooperação para valorizar a tradição da tanoaria artesanal do Douro

 A CCDR NORTE, I.P. e o Município de Carrazeda de Ansiães celebraram um protocolo de cooperação, tendo em vista a valorização da tradição artesanal e oficinal da tanoaria, enquanto Património Cultural Imaterial do Douro, no contexto do desenvolvimento e dinamização do Museu da Memória Rural.


A iniciativa tem por referência a longa história e importante memória de tanoarias tradicionais no concelho de Carrazeda de Ansiães, sendo motivada pelo percurso do Município em torno do estudo e musealização da cultura rural imaterial e pelas responsabilidades assumidas pela CCDR NORTE, em 2024, na salvaguarda e valorização de patrimónios culturais.

O ato teve lugar no Museu de Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, Carrazeda de Ansiães, no âmbito das comemorações do 23.º aniversário da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial pela UNESCO.

De acordo com o documento celebrado, a CCDR NORTE contribuirá, através da sua Unidade de Cultura, no apoio técnico e científico ao mapeamento, registo e divulgação de património cultural imaterial e de manifestações de “saber fazer”, no quadro do Museu de Memória Rural, e na edição da sua revista anual. A CCDR NORTE compromete-se ainda em dinamizar ações de inventário e programação referente à salvaguarda e promoção da arte da tanoaria do Douro, assim como a acompanhar projetos de conservação, restauro e valorização de bens patrimoniais a integrar no Museu da Memória Rural.

De iniciativa e gestão municipal, o Museu da Memória Rural é uma unidade museológica polinucleada que trabalha temáticas relativas à cultura rural e ao património imaterial da região duriense e transmontana. Trata-se de um espaço destinado ao estudo e à recolha das tradições e saberes concelhios e regionais, que integra atualmente o edifício sede na aldeia de Vilarinho da Castanheira; o Núcleo Museológico do Azeite, Lagar de Azeite de Lavandeira, em Lavandeira; o Núcleo do Moinho de Vento, em Carrazeda de Ansiães; o Núcleo dos Moinhos de Rodízio da Ribeira do Couto, em Vilarinho da Castanheira; e o Núcleo Museológico da Telha, Telheira de Luzelos, em Luzelos.

Fonte: CCDR NORTE

Sem comentários:

Enviar um comentário