Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

São Pedro da Silva: O Velho a a Galdrapa vão rondar pela aldeia

 No Domingo, dia 22 de dezembro, a localidade de São Pedro da Silva, no concelho de Miranda do Douro, recria o tradicional peditório da Festa de Santa Luzia, um antigo ritual protagonizado pelos mascarados de inverno, o Velho e e Galdrapa e que este ano tem como novidades a apresentação do mural e de um livro.


A festa estava agendada para o dia 15 de dezembro, mas por motivos fúnebres na localidade, a organização decidiu adiar a festa para o dia 22 de dezembro.

Recorde-se que no concelho de Miranda do Douro, a Festa de Santa Luzia e do Velho e a Galdrapa, em São Pedro da Silva, dá início às Festas de Solstício de Inverno. Estas festividades acontecem com a chegada da estação do frio e estão associadas ao antigo modo de vida predominantemente agrícola, em que havia uma pausa nos trabalhos da terra.

Todos os anos, a festa inicia-se com a missa em honra de Santa Luzia, uma mulher que nasceu no final do século III e por causa da fé cristã foi martirizada.

Após a celebração religiosa realiza-se o peditório para a festa, pelas ruas da aldeia de São Pedro da Silva, uma tarefa realizada pelas figuras mascaradas do Velho e a Galdrapa.

“Este ritual consiste numa ronda pela aldeia, na qual participam o Velho, a Galdrapa e os Bailadores, acompanhados pelo trio de gaiteiros e os mordomos. O objetivo da ronda é convidar a população para a festa e angariar dinheiro ou outras dádivas, sendo que antigamente se oferecia fumeiro”, explicou o presidente de freguesia, Silvino Silva.

Após a conclusão do peditório pela aldeia, segue-se o almoço convívio para toda a população, na casa do Povo.

Este ano, a festa continua durante a tarde de Domingo, com as apresentações do mural “O Velho e a Galdrapa” e também do livro “Pretérito Imperfeito”, da autoria de António Pinelo Siza.

“O autor do livro é um estudioso das festas de mascarados de inverno, em Trás-os-Montes e em Espanha. António Pinela Siza é o atual presidente da Academia Ibérica da Máscara e escreveu este livro de contos, inspirando-se nas festas e rituais de solstício de inverno, como é o caso da festa de Santa Luzia e do Velho e a Galdrapa, em São Pedro da Silva”, indicou o professor Alfredo Cameirão, natural da localidade.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário