A Semana Gastronómica do Bacalhau decorre, em Bragança, até dia 19
Começa hoje a 4ª Semana Gastronómica do Bacalhau, em Bragança. O bacalhau será a estrela dos menus de 18 restaurantes aderentes espalhados pela cidade. Na ementa tem de estar, obrigatoriamente, o “Bacalhau à Bragança”, uma receita local recolhida, no concelho, nos anos 80, por Maria Odete Cortes Valente, conforme conta Maria João Rodrigues, a presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança, que organiza o evento. “Os restaurantes aderentes, além de terem o bacalhau confecionado em vários pratos diferentes, tem de ter o ‘Bacalhau à Bragança’. É sempre um chamariz, o bacalhau é muito apreciado. Termos um nome de um prato que, por excelência, é um prato muito apreciado, e ser ‘Bacalhau à Bragança’ é uma mais valia. Os restaurantes podem apresentar o prato de forma diferente porque a apresentação fica a cargo de cada um e esse nome leva a Bragança a muitos lados”.
Esta semana é uma das iniciativas que a ACISB promove com o compromisso de ajudar a valorizar a cidade e desenvolver a economia local. “Tudo o que nós fazemos na associação comercial é para promover a cidade, os nossos associados e ajudar a desenvolver a economia local. Obviamente que ao promovermos estas semanas gastronómicas estamos a ajudar a valorizar a cidade”.
À semelhança das edições anteriores, são esperados muitos visitantes de Espanha, mas também portugueses que estão fora.
A Semana Gastronómica de Bacalhau decorre até 19 de abril e integra, pela primeira vez, o programa da Semana Santa, organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança, com o apoio do município. Ao longo desta semana, os visitantes poderão ainda disfrutar de um conjunto de atividades, como concertos musicais, um Passeio de BTT, o mercado de rua com produtos típicos da Páscoa e visitas guiadas gratuitas ao património religioso.
Sem comentários:
Enviar um comentário