Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Jornadas Culturais de Balsamão têm data marcada para outubro em Chacim

 A 28.ª edição das Jornadas Culturais de Balsamão já têm data. Vão acontecer de 16 a 19 de outubro, em Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros, que este ano tem como tema “À Mesa Transmontana”.


Tal como é costume, as jornadas vão contar com três dias de conferências, palestras e reflexões à volta deste tema tão transversal e que é tão conhecido de todos.

“Tem vários painéis, tem um sobre crenças, rituais, que falam sobre a simbologia das refeições, naturalmente, nas religiões, enfim, no nosso tecido cultural. Outro dos painéis será sobre os tempos e lugares, onde acontecem estas refeições tradicionais, diríamos assim, só de exemplo na cozinha, na adega, na taberna, no campo, também ver o lugar de hospitalidade nas refeições, portanto, a hospitalidade transmontana também. Depois temos as refeições rituais também ao longo dos tempos, particularmente no tempo do Natal, da Quaresma, da Páscoa e outras tradições”, explica o Padre Basileu Pires, presidente do Centro Cultural de Balsamão.

Como todos os anos, existe uma visita à região, este ano o concelho de Vinhais é o contemplado, para aprofundar o fumeiro, como acrescenta o Padre Basileu Pires.

“Depois temos outro painel, no sábado, que será em Vinhais, que será sobre a Arte de Cozinhar. Aí iremos falar sobre o fumeiro, a lógica da batata… alguém falará sobre as confrarias gastronómicas, também sobre a arquitetura e utensílios de alimentação transmontana. E depois, o último dia, temos também um painel, alguém que pedimos para falar sobre comer e beber, a mesa completa transmontana.”

E as expectativas são boas, porque segundo o organizar apanham-se as pessoas pela boca.

“No ano passado correu bastante bem até contra as nossas expectativas e assim mas vamos ver isto cada ano é sempre uma surpresa. O título é sugestivo, sabemos que às vezes apanham-se as pessoas pela boca naturalmente e este ano é a mesa transmontana e por isso são temas sempre muito sugestivos. Agora tudo depende, mudamos a data, que costumava ser no primeiro fim de semana do outubro, mas este ano por causa das autárquicas, que são no fim de semana a seguir, vimos que não era oportuno fazê-las e adiamos para 16 a 19 de outubro. Habitualmente, reunimos entre 30 a 40 participantes.”

A abertura das jornadas vão vai decorrer, na quinta-feira, às nove e meia da noite, com a entrega de documentação aos participantes e a inauguração das exposição fotográfica “Rugas” da autoria de Carlos Pedro.

A iniciativa é organizada pelo Centro Cultural de Balsamão, Convento de Balsamão, com o apoio científico da UTAD (Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro), da UBI (Universidade da Beira Interior  – Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultural), e com os municípios de Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Caixa Crédito Agrícola Mútua e o Centro Cultural Eça de Queirós, MUNDIS – Associação Cívica de Formação e Cultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário